Resumo do artigo da evolução da humanidade nos últimos 200 anos
Por: WillianGrando • 15/11/2021 • Resenha • 356 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
O limite de uma vida humana pode já ter sido atingido, e esse limite é de 122 anos. Max Roser , da universidade de Oxford acredita que o mundo está a cada dia melhor e ao longo dos últimos 200 anos essa melhora é percebida em 6 aspectos: pobreza extrema, educação, alfabetização, democracia, vacinas e mortalidade.
Tem-se a ideia de que tudo está pior, porém Roser relata que mudanças positivas precisam de tempo, décadas ou séculos. A psicologia da humanidade retem a atenção a eventos negativos, bem como a mídia e isso faz que sejamos complacentes acreditando que não há razão para tentar melhorar. Fato é que nós últimos dois séculos encontramos soluções sem mesmo saber que haviam problemas.
Quanto ao tema da pobreza extrema, dados mostram que evoluímos em proporção de população mundial e linearmente a produtividade, compensando este crescimento e diminuindo a porcentagem de população em pobreza extrema.
A alfabetização comparada à 1820 com os dias atuais melhorou significativamente, chegando hoje a 85% da população mundial alfabetizada.
Quando o tema é saúde, Roser tem ciência que houve um desenvolvimento discreto nos últimos anos, porém a mortalidade infantil já não é assombrosa como a 200 anos atrás.
Outro sinal da evolução é a liberdade do povo, democracias representam essa evolução ao longo do tempo e estão abrangendo cada vez mais a população mundial, este item só não é melhor devido a ditadura chinesa que abrange 1,3 bilhão de habitantes do planeta.
A população mundial teve seu crescimento determinado pela manutenção da fertilidade e queda da mortalidade, esse crescimento tende a se estabilizar em 2075, onde haverá menos crescimento e média de idade aumentada ocorrendo o chamado dividendo demográfico.
O principal motivo para o otimismo em relação para o futuro é a educação dos jovens, que influencia na redução da pobreza, democracia e na saúde.
Diante do exposto, pode-se afirmar que tudo está melhor?
Está resposta é clara e obvia, nem tudo está melhor, tem-se o aquecimento global, a extinção de espécies e à menor biodiversidade. Confrontos bélicos e homicídios fazem parte das estatísticas negativas, porém são inaceitáveis e não se pode conformar com tal situação sendo necessárias mudanças para que se continuem evoluindo.
...