Seleção E Organização Dos Conteúdos Curriculares
Artigos Científicos: Seleção E Organização Dos Conteúdos Curriculares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandarosa • 9/4/2014 • 233 Palavras (1 Páginas) • 3.027 Visualizações
Podemos dizer que, contudo é o conhecimento sistematizado e organizado de modo dinâmico, sob a forma de experiências educativas. Além disso, o conteúdo é o ponto de partida tanto da aquisição de informações, conceitos e princípios uteis como para o desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes. O conteúdo é muito importante.
É através dos conteúdos programáticos que atingimos os objetivos propostos para o processo instrucional.
Existem critérios para a seleção de conteúdos, dentre as modalidades existem:
• Programa escolar oficial – guia que traçam em linhas gerais os fins e os conteúdos da ação educativa para um determinado grau de ensino.
• Programa pessoal de cada professor – é o plano de ensino de cada professor, que pode ser anual, mensal ou semanal.
A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se nesses critérios: validade, utilidade, significação, adequação ao nível de desenvolvimento do aluno, flexibilidade e adequação ao tempo disponível. Também deve ser dada ao aluno a possibilidade de elaboração pessoal do conteúdo transmitido, permitindo-lhe comparar, organizar, aplicar e avaliar informações conceitos e princípios, num processo constante de reconstrução do conhecimento.
Quanto á organização dos conteúdos se dá em duas formas de ordenação:
Vertical - organização sequencial dos conteúdos ao longo das varias séries.
Horizontal - Relacionamento dos conteúdos dentro de uma mesma serie.
A organização dos conteúdos deve orientar-se por três critérios: continuidade, sequencia e integração e deve ser pautada em dois princípios básicos: o lógico e o psicológico.
...