Terceira Série do Ensino Médio do Período Matutino
Por: Não Nem eu • 3/4/2019 • Trabalho acadêmico • 4.321 Palavras (18 Páginas) • 196 Visualizações
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
REGIONAL GRANDE FLORIANÓPOLIS
Escola de Educação Básica Nossa Senhora
Terceira Série do Ensino Médio do Período Matutino
HOMEM CAPITALISTA:
Crescimento dos Resíduos Sólidos
Orientadora: Professor Dauri Exterkoetter
.
Estudantes: Anna Karla Henges Müller
Eduardo Küster Vermöhlen
Eliel Joel de Miranda Sabina
Fabrício Floriano
Gabriela Aparecida Diel
Gabrielly Sartori
Gabriely Sens May
Ivanete Bauer
Júlia Koerich de Sousa
Jackson Schafer
Karina Funk
Maria Eduarda Clasen da Rosa
Thayna Koerich Dorigon
Thaynara Silverio Welich
Vitor Ervino Kammers
Angelina, abril de 2019
Agradecemos ao professor Dauri Exterkoetter
que nos auxiliaram para
que este trabalho se tornasse possível.
“A menos que modifiquemos a nossa maneira de pensar, não seremos capazes de resolver os problemas causados pela forma como nos acostumamos a ver o mundo”.
Albert Einstein
- INTRODUÇÃO
- Tema
Homem capitalista: crescimento dos resíduos sólidos
- Problemática
Numa sociedade consumista como a nossa, os resíduos sólidos são produzidos diariamente. E muitas das vezes não são descartado corretamente, e sim nas ruas, rios, lagos, mares e florestas. Não podemos continuar assim! Esse lixo está prejudicando nosso planeta e a nós. O que vai acontecer com o nosso planeta se continuarmos assim? Que atitudes devemos tomar para o nosso planeta ajudar?
- Justificativa
A alta produção de lixo no nosso planeta está associada ao consumo exagerado. A nossa sociedade está cada vez mais procurando o novo e descartando o velho, sem pensar nas consequências que irá causar a nós e ao nosso meio ambiente.
Conseguimos tirar o lixo de nossas casas, mas ele continua nos nossos ecossistemas. Se não é descartado corretamente, o lixo pode poluir os nossos recursos naturais. A preocupação com a produção e o descarte correto dos resíduos sólidos é fundamental para se alcançar a higiene ambiental. E para isso, a conscientização da população é de total importância.
- Objetivo Geral
Mostrar a comunidade escolar o que é o sistema capitalista e sua relação com a alta produção de resíduos sólidos.
- Objetivos Específicos
- Conscientizar a comunidade escolar sobre os malefícios que o capitalismo nos trás.
- Identificar os fatorem que levaram o consumo desenfreado e a alta produção de resíduos.
- Conhecer os diferentes tipos de soluções para esses problemas em nível municipal, nacional e global
- Metodologia
O desenvolvimento desse projeto terá início com pesquisas bibliográficas sobre o homem capitalista e sua relação com o crescimento dos resíduos sólidos e posteriormente sobre os fatores e consequências da mesma. Uso de cartazes para apresentação em sala de aula.
- REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Desenvolvimento da sociedade capitalista
Sabe-se que com a Revolução Industrial e o crescimento do capitalismo favoreceram o aumento dos resíduos sólidos urbanos que se tornaram o principal problema quanto o armazenamento desses. Estatisticamente segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estática), o Brasil descarta diariamente mais de 230.000 toneladas de lixo e uma grande parte desse não é reutilizada ou reciclada. Torna-se claro, que os aterros sanitários ficam muito rapidamente lotados de lixo. Ademais, o lixo polui a água, o solo e o ar e causam vários transtornos ao bem estar social e ecológico como a infertilidade do solo, entupimento de bueiros, a poluição de rios, a exemplo o Tietê, e doenças tanto respiratórias como infecciosas, como o tétano. De fato, a falta de organização da população no descarte e o consumo desses prejudica o ecossistema como um todo, e um dos principais causadores desta situação é o capitalismo/consumismo, presente muito em nossa sociedade.
2.2 Mas o que é o capitalismo?
O capitalismo é um sistema econômico e social, onde o principal objetivo visa o lucro e a acumulação de riquezas, por meio dos meios de produção. Este é o sistema mais adotado no mundo atualmente. No sistema capitalista, os meios de produção e de distribuição são de propriedade privada e o maior esforço deste processo está nas mãos dos trabalhadores, chamados também de proletariados. Eles exercem grande parte das atividades de trabalho coletivo para que os donos das empresas detenham todo o lucro necessário.
2.3 Como começou a sociedade capitalista?
A sociedade capitalista teve sua origem na Idade Média, quando as antigas corporações feudais se desintegram e, com isso, os mestres e aprendizes instalaram empresas de propriedade individual, com operários assalariados que fabricavam manufaturados em série. Nasceu assim à burguesia, nesta sociedade, as funções produtivas, as prerrogativas, os direitos e deveres de cada um eram pré-estabelecidos e definitivos do nascimento até a morte. Esta estrutura feudal padronizada e hereditária não era interessante para os novos empresários. Essa burguesia nascente não aceitou a sociedade feudal “fixa e fechada”, porque a liberdade de empresa (a liberdade de produzir e comercializar) inexistia, uma vez que todos os aspectos da vida social eram codificados e controlados pelos senhores feudais, a começar pelo primeiro deles, o rei, associados à Igreja (também grande proprietária de terras). Essa contestação colocou em dúvida também a origem divina do poder e colocou o indivíduo como devendo ser o articulador (com base num pacto com os outros indivíduos) da ordem social. Esta ideia de uma sociedade construída sobre a base de um “contrato” entre indivíduos livres e iguais (em oposição às desigualdades da sociedade feudal), que instituem o Estado, para serem por ele protegidos no exercício das respectivas liberdades individuais (compatíveis com a convivência social).
...