TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Seminário

Por:   •  21/11/2016  •  Seminário  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

Instituto Estadual Professora Nena- CIEP

Gabriele Almeida da Silva

Jeferson Alencar

Condessa Sangrenta

  Sapiranga

  11/11/2016                                                                                                   Gabriele Almeida da Silva

Jeferson Alencar

         

Condessa Sangrenta

Projeto de pesquisa apresentado à matéria de

Seminário Integrado.

                                    Orientador: Fátima de Jesus

Sapiranga

11/11/2016

SUMÁRIO

  • Introdução –---------------------------------------------------------------------- 4
  • Tema ------------------------------------------------------------------------------ 5
  • Delimitação do tema -----------------------------------------------------------  5
  • Problema ------------------------------------------------------------------------- 5
  • Objetivos ------------------------------------------------------------------------- 5
  • Justificativa ---------------------------------------------------------------------- 5
  • Métodos de tortura –---------–------------------------------------------------- 9
  • Imagens ilustrativas de Elizabeth –------------------------------------------ 10
  • Simbolo presente no túmulo de Elizabeth ---------------------------------- 12
  • Conclusão ----------------------------------------------------------------------- 13
  • Metodologia –------------------------------------------------------------------- 14
  • Referências ---------------------------------------------------------------------- 15

INTRODUÇÃO

Isabel Báthory foi uma condesssa húngara da renomada família Báthory que entrou para a História por uma suposta série de crimes hediondos e cruéis que teria cometido, vinculados a sua obsessão pela beleza. Como consequência, ela ficou conhecida como "A condessa sangrenta" e "A condessa Drácula".

Tema: Serial Killer

Delimitação do tema: Elisabeth Báthory

Problema: Quem foi Elizabeth Bártorhy

Objetivos:

 Objetivo Geral: Mostrar a todos a vida de Elizabeth.

 Objetivos Específicos:

       ➼ Expor todos os crimes cometidos por ela .

        Apresentar a todos que os verdadeiros monstros são humanos.

Justificativa: 650 vítimas, entre elas negros, jovens mulheres, crianças. Pessoas que não podiam, e não tinham como se defender. Em um mundo onde ela possuia tudo o que queria, Elizabeth ainda não se  via satisfeita. Esse trabalho é um alerta, de até que ponto um ser humano pode chegar, matar outro pessoa pela cega fé de que seu sangue a trará mais beleza.

Sobre Elizabeth

Nascida em 1560, filha de pais de famílias aristocráticas da Hungria, Elizabeth cresceu numa época em que as forças turcas conquistaram a maior parte do território Húngaro, sendo campo de batalhas entre Turquia e Áustria. Vários autores consideram esse o grande motivo de todo o seu sadismo, já que conviveu com todo o tipo de atrocidades quando criança, vendo inclusive suas irmãs sendo violentadas e mortas por rebeldes em um ataque ao seu castelo. Ainda durante sua infância, ficou sujeita à doenças repentinas acompanhadas por uma intensa ira e comportamento incontrolável, além de ataques epiléticos. Teve uma ótima educação, inclusive sendo excepcional pela sua inteligência. Falava fluentemente húngaro, latim e alemão. Embora capaz de cometer todo tipo de atrocidade, ela tinha pleno controle de suas faculdades mentais.

Aos 14 anos engravidou de um camponês, e como estava noiva do Conde Ferenc Nadasdy, fugiu para não complicar o casamento futuro; que ocorreu em maio de 1575. Seu marido era um oficial do exército que, dentre os turcos, ganhou fama de ser cruel. Nos raros momentos em que não se encontrava em campanha de batalha, ensinava a Elizabeth algumas torturas em seus criados indisciplinados, mas não tinha conhecimentos da matança que acontecia na sua ausência por ação de sua amada esposa.

Quando adulta, Elizabeth tornou-se uma das mais belas aristocratas. Quem em sua presença se encontrava, não podia imaginar que por trás daquela atraente mulher, havia um mórbido prazer em ver o sofrimento alheio. Num período em que o comportamento cruel e arbitrário dos que mantinham o poder para com os criados era algo comum, o nível de crueldade de Elizabeth era notório. Ela não apenas punia os que infringiam seus regulamentos, como também encontrava motivos para aplicar punições e se deleitava na tortura e na morte de suas vítimas; muito além do que seus contemporâneos poderiam aceitar. Elizabeth enfiava agulhas embaixo das unhas de seus criados. Certa vez, num acesso de raiva, chegou a abrir a mandíbula de uma serva até que os cantos da boca se rasgassem. Ganhou a fama de ser "vampira" por morder e dilacerar a carne de suas criadas. Há relatos de que numa certa ocasião, uma de suas criadas puxou seu cabelo acidentalmente aos escová-los. Tomada por uma ira incontrolável, Bathory a espancou até a morte. Dessa forma, ao espirrar o sangue em sua mão, se encantou em vê-lo clarear sua pele depois de seco. Daí vem a lenda de que a Condessa se banhava em sangue para permanecer jovem eternamente.

Acompanhando a Condessa nestas ações macabras, estavam um servo chamado apenas de Ficzko, Helena Jo, a ama dos seus filhos, Dorothea Szentos (também chamada de Dorka) e Katarina Beneczky, uma lavadeira que a Condessa acolheu mais tarde na sua sanguinária carreira.

Nos primeiros dez anos, Elizabeth e Ferenc não tiveram filhos pela constante ausência do Conde. Por volta de 1585, Elizabeth deu à luz uma menina que chamou de Anna. Nos nove anos seguintes, deu à luz a Ursula e Katherina. Em 1598, nasceu o seu primeiro filho, Paul. A julgar pelas cartas que escreveu aos parentes, Elizabeth era uma boa mãe e esposa, o que não era de surpreender; visto que os nobres costumavam tratar a sua família imediata de maneira muito diferente dos criados mais baixos e classes de camponeses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (508.3 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com