Transformação, Ação. Evolução
Por: fescobr • 27/4/2016 • Relatório de pesquisa • 584 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
Transformação, Ação. Evolução
Introdução
“Os vegetais podem gastar os recursos do solo em certo tempo; alem disso, os restos de planta e animais mortos, e os excrementos podem contaminar pouco a pouco o ecossistema. Essas são duas difíceis dificuldades que os ecossistemas devem resolver, para continuar existindo.
Para isso, dispõe da existência de organismos decompositores, especialmente no solo, na água ou nos fundos aquáticos.
Decompor implica desintegrar, desfazer as ligações entre os átomos e as moléculas existentes no resto dos organismos. Com isso, os elementos químicos ficam livres e passam novamente a fazer parte do solo, pronto para nova utilização. Esse é o papel dos fungos e das bactérias.
Os processos de decomposição proporcionam a seus agentes certa quantidade de energia, liberada com a ruptura das ligações entre os átomos; essa parcela de energia, embora pequena, é suficiente para que esses organismos sobrevivam.
Existem decompositores que no necessitam de oxigênio para viver, pois obtém energia por meio da fermentação, um processo anaeróbico. São exemplos os lactobacilos, úteis ao ser humano na confecção de queijos e iogurtes.
Dessa forma, fecha-se o ciclo de reutilização dos elementos químicos que fazem parte dos seres vivos de um ecossistema. Praticamente, a matéria circula através desses ciclos; não é necessária matéria “nova”, porque tampouco há perdas. Trata-se de um constante trafego de matérias, desde o biótopo até a comunidade biológica e vise-versa. ”(Estadão - Enciclopédia do Estudante - Ecologia – pag. 103, 2008)
Desenvolvimento:
A matéria orgânica presente nos solos é formada por restos animais e vegetais em diferentes fases de decomposição, esta realizada pelos organismos decompositores: fungos, bactérias, minhocas, cupins, etc. Portanto, a matéria orgânica é o alimento da vida do solo e como ela está em constante decomposição, nós precisamos também repô-la com frequência. Durante a decomposição são liberados nutrientes, água e gás carbônico, e são formadas outras substâncias orgânicas entre os quais o húmus tem a capacidade da argila, de atrair e reter nutrientes, só que em grau muito mais elevado.
A decomposição dos materiais orgânicos ou não orgânicos se da devido ao tipo de composição do material.
A decomposição é extremamente importante para o perfeito funcionamento da natureza e manutenção do equilíbrio ecológico. Através da decomposição, os nutrientes que estavam presentes no organismo morto são liberados na natureza, servindo para outros seres. A decomposição é um processo natural pelo qual passa os vegetais e animais após a morte. Este processo é realizado com a ajuda de fungos e bactérias (decompositores). Através da decomposição, os nutrientes que fazem parte de um ecossistema são continuamente reciclados.
Após a experiência realizada, chegamos as seguintes conclusões:
- Após deixarmos materiais os materiais – nylon, tecido, folha vegetal, algodão, plástico, vidro, isopor e prego – em um béquer lacrado e com apenas um pouco de água, e em observação por 10 dias.
- Concluímos que apenas os materiais biodegradáveis sofreram um mudança mais visível ( batata e folha vegetal), pois demoram menos tempo para se decompor. Já o tecido de algodão, mesmo sendo biodegradável, demora mais tempo para ter uma mudança mais significativa.
- Já os materiais não biodegradáveis não sofreram mudanças (plástico, vidro, isopor, prego e nylon), pois seu tempo de decomposição é maior.
Conclusão:
Tudo que vimos neste capitulo é relacionado à vida, e como ela age em tudo a nossa volta. Ecologia é o estudo do meio ambiente, mas não só das plantas, e sim quaisquer tipos de vida que envolva o ecossistema sendo ele aquático ou terrestre.Envolvendo não só plantas mais sim o que as compõem, este estudo é essencial para o entendimento e quaisquer processos Biológicos.
...