A ÉTICA E BIOÉTICA NA PROFISSÃO DA ESTÉTICA
Por: Cris Alves • 31/3/2021 • Projeto de pesquisa • 1.699 Palavras (7 Páginas) • 1.011 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
IUANA CRISTINA ALVES SIMÃO RA: N571HJ0
TURMA: CEP1P34
A ÉTICA E BIOÉTICA NA PROFISSÃO DA ESTETICISTA
MANAUS – AM
Maio/2020
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
A ÉTICA E BIOÉTICA NA PROFISSÃO DA ESTETICISTA
Trabalho de pesquisa apresentado ao Curso de Estética e Cosmética da Universidade Paulista – UNIP, como requisito para obtenção de nota da disciplina de Bioética e Legislação Profissional, sob orientação da Prof.ª Ms.: Cristiane Cardoso de O. Andrade.
MANAUS – AM
Maio/2020
RESUMO
Introdução: Este trabalho tem como objetivo conhecer as produções científicas acerca do ensino da ética e bioética na profissão da estética. O indivíduo que tem ética profissional cumpre com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Objetivo: Pesquisar a importância da Ética e Bioética no trabalho das profissionais da Estética.
Metodologia: A pesquisa foi aplicada pesquisas bibliográficas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LiLACS), na Scientific Eletronic Library Online (SciELO) E Google acadêmico. Essa pesquisa tem como objetivo pesquisar a importância da Ética no trabalho das profissionais da Estética e se ver necessidade em Conhecer sobre a Bioética, como é aplicada na Estética. Compreender a importância da Ética profissional do esteticista no relacionamento com o cliente. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível mostrar com base nas pesquisas que a ética é muto importante para o (a) profissional da estética. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível mostrar com base nas pesquisas que a ética é muto importante para o (a) profissional da estética. O levantamento bibliográfico foi realizado de abril a maio de 2020. Foram incluídos artigos onde englobavam o tema em evidência e do ano de 1995 a 2020. Os artigos encontrados nas bases de dados foram selecionados através de uma leitura minuciosa, havendo uma avaliação de todo o conteúdo que foi abordado.
Resultados: A excelência da conduta ética nos principais contextos que norteiam o local de trabalho. A importância do código de ética, dos profissionais praticam ou presenciam atos que não condizem com a ética. Quanto os valores estéticos não estão isolados; são as funções dos valores morais e até políticos.
Conclusão: Por mais que esse profissional seja capacitado intelectualmente e técnico para executar a profissão, uma minoria cometem atos antiéticos entre colegas de profissão e seus clientes.
PALAVRAS CHAVES: Ética; Bioética; Estética; Profissional
Sumário
1
INTRODUÇÃO 1
2 OBJETIVOS 3
2.1 Geral 3
2.2 Específico 3
3 METODOLOGIA 4
4 RESULTADOS 5
5 CONCLUSÃO 6
- INTRODUÇÃO
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. A ética é indispensável ao profissional visto que “o fazer”, que diz respeito à competência para o exercício da profissão e “o agir”, que diz respeito à conduta profissional, estão interligados. Por ter como base uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo o ser humano, o “agir” da pessoa humana está condicionado às premissas básicas “o que é” o homem e “para que vive”. Assim, a capacitação técnica ou científica precisa estar em comunhão com os princípios éticos essenciais (MOTTA, 1984). A Bioética, compreendida “como o exame moral interdisciplinar e ético das dimensões da conduta humana na área das ciências da vida e da saúde”, surgiu no contexto estadunidense na década de 1970 (POST, 2004, p. XI; REICH, 1994). A estética é a ciência que tem por fim o estudo filosófico das manifestações do gênio artístico (EUGÉNE VÉRON,1890).
Todo ser ético pensa antes de agir, e age sabendo que terá que assumir os resultados (CHAUI, 2000). Desta forma, ao profissional de estética, cabe a responsabilização pelas consequências de atitudes que porventura venham confrontar os valores impostos pela sociedade ou arque prejuízo ao cliente. A ética está intrinsecamente ligada à noção de autonomia individual (MAIO apud SOUZA, ARAÚJO, 2015).
A avidez do público por novidades vem provocando um desvirtuamento dessas terapêuticas e desafiando os limites éticos da especialidade de modo sem precedentes. Infelizmente, a rápida evolução da dermatologia tem atraído não apenas a atenção de pesquisadores pautados pela ciência responsável, mas também de outros segmentos, cuja principal motivação é o fator comercial. Por outro lado, sob a pressão de apelo estético ou frequentemente movidos por uma verdadeira busca patológica da beleza e da juventude, os pacientes se deixam seduzir pelos procedimentos propostos. (BOGDANA KADNUC, 2004).
...