A Agenda 21
Por: fabilima • 4/5/2015 • Artigo • 446 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
- Introdução
A agenda 21 visa a preservação do meio ambiente.
O grande foco também é a redução da emissão de gases prejudiciais a atmosfera, o desmatamento das áreas verdes tendo como princípio a preservação do ecossistema, uma vez a vegetação estando completamente protegida garante uma cadeia alimentar saudável, o habitat dos animais e principalmente a qualidade do ar que respiramos.
Nota-se que a construção das agendas 21 locais, globais ou nacionais tem como objetivo a construção de um planeta um país visando o desenvolvimento sustentável de cada território.
Para que o nosso planeta seja um lugar melhor para viver, precisamos economizar água, respeitar os limites da natureza, tratar bem os animais, economizar energia, manter limpos nossa ruas e rios, reciclar o lixo e ensinar nossas crianças desde cedo ações que promovam o desenvolvimento sustentável.
- Desenvolvimento
Segundo o ESOC a “Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis conciliando proteção ambiental com justiça social e eficiência econômica”.
O planeta está passando por problemas ambientais complexos, o que nos faz pensar em tomar ações conscientes em prol da preservação ambiental.
Devemos ter a obrigação de cuidar do nosso planeta como se fosse a nossa casa de manter um ambiente saudável e agradável de viver, sem destruição, sem sujeira. O futuro é preocupante, as pessoas são mal educadas, temos que ter a consciência e responsabilidade de que devemos deixar um planeta Terra melhor para a futura geração.
- Considerações
Conclui-se que a principal causa de destruição do planeta é a má preservação do meio ambiente devido a poluição e o desmatamento, praticada pelo próprio homem. Cada de um de nós temos que colaborar com o meio ambiente, termos a consciência de que só há um planeta e que aos poucos estamos destruindo a nossa casa, o nosso mundo. Chega de tanta degradação!!!
Algumas ideias já foram implantadas para um ambiente melhor e sustentável, por exemplo, a plantação inteligente que consiste na economia de água, energia elétrica e com isso deixando o local onde essa prática é implantada mais bonito. Algumas indústrias estão combatendo a poluição com a criação de carros elétricos e com tecnologia híbrida.
Outra tecnologia utilizada em alguns comércios e residências é a energia solar, não polui o meio ambiente por ser uma energia limpa, renovável e não acaba. A partir do momento que se verificou os benefícios que a separação e reciclagem do lixo trás para o planeta esse hábito se tornou comum entre as pessoas. Como podemos observar, se soubermos respeitar os limites da natureza, poderemos ter um mundo mais limpo e mais desenvolvido e conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável.
Referências Bibliográficas:
http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local
https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g
http://www.radarrio20.org.br/index.php?r=conteudo/view&id=24&idmenu=29
...