A Alfabetização e Letramento
Por: LUIZA HELENA BRAGA ALMEIDA BRAGA • 12/2/2017 • Projeto de pesquisa • 3.448 Palavras (14 Páginas) • 414 Visualizações
ESTADO DE RORAIMA
PREFEITURA MUNICIPAL DE NORMANDIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO DE ENSINO PEDAGÓGICO
[pic 1]
[pic 2]
Normandia, RR
21/09/15
ESTADO DE RORAIMA
PREFEITURA MUNICIPAL DE NORMANDIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
[pic 3]
Diante das dificuldades encontradas na escola, observam-se muitos alunos com muitas dificuldades dentre elas: leitura, escrita e interpretação de textos, e fez-se necessário a elaboração desse projeto que visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica.
Autora: do Projeto professora Especialista:
Luiza Helena Braga Almeida
Apoio: Prefeito Municipal
Vicente Adolfo Brasil
Normandia, RR
21/09/2015
PROJETO DE ENSINO PEDAGOGICO
O PROJETO PARA SER EXECUTADO NA ESCOLA MUNICIPAL CASTRO ALVES FOI APROVADO PELO ATUAL GESTOR.
- Prefeito municipal de Normandia
- Vicente Adolfo Brasil
- Secretário municipal de Normandia
- Juarez Alves da Silva
- Gestora: Maria Lurdiana Lima dos Santos
[pic 4]
Autora do projeto: Professora Luiza Helena Braga Almeida.
- Especialista em Psicopedagogia
- Graduada em pedagogia
- Graduada em Letras/ Espanhol e Literatura Hispânica.
- Professora da Educação Básica desde 2002,
- Atualmente, trabalho na Esc. Mun. Castro Alves, Edu. Básica.
- Tutora a Distância IFRR, Polo Alto Alegre, acompanho uma turma de graduação: Letra/Espanhol y Literatura Hispânica de Outubro 2013 há Fevereiro de 2016.
Normandia, RR
21/09/2015
PROJETO DE ENSINO PEDAGÓGICO
[pic 5]
Diferença entre alfabetização e Letramento
Alfabetização: Ação de ensinar/ aprender a ler e a escrever;
Letramento: Estado ou condição de quem não sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usa a escrita.
Alfabetizar “Letrando: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sócias e da escrita. “ Emília Ferreiro”
Alfabetização e Letramento:
São dois processos distintos, mas que se entrecruzam quando a concepção de ensino e aprendizagem;
Alfabetização enquanto aprendizagem conceitual do sistema alfabético: aprendizagem e o uso do código linguístico;
Letramento o ensino da leitura na alfabetização, deve se efetuar de forma, integrada articulando a aprendizagem da linguagem escrita com a inserção do individuo em práticas de leituras e de produção de textos. “ Emília Ferreiro”
Normandia, RR
21/09/2015
Estado de Roraima
Prefeitura Municipal de Normandia
Secretaria Municipal de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO
1. TEMA: Além da sala de aula, alfabetizando e Letrando.
2. TÍTULO: Alfabetização e Letramento.
3. JUSTICATIVA: A iniciativa da proposta deste projeto é contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, da Escola Municipal Castro Alves.
Observando as dificuldades de aprendizagem dos alunos da Escola em Epigrafo. Eu me propus a elaborar o presente projeto, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, para oferecer, um ensino-aprendizagem de qualidade para os alunos com dificuldades. Levando em consideração, o respeito, o desenvolvimento moral, cognitivo, afetivo e motor de cada criança. O desenvolvimento desse projeto deve ser feito no contra turno, do seu turno de aula, em uma sala especifica, e diferenciada, da sua sala aula do ensino regular. O projeto é recheado de ações que contemplam “atividades diferenciadas” onde o aluno vai manipular e praticar sua leitura, sua escrita, de uma forma lúdica e prazerosa. Dessa forma o aluno aprende a pensar, a produzir a interagir e etc...
Sabendo que “o brincar” também promove o bem estar físico emocional e social, de cada aluno, no decorre do desenvolvimento do projeto, haverá várias brincadeiras, todas com uma intencionalidade pedagógica, onde o aluno terá a oportunidade de interagir, e ao mesmo tempo se desenvolver no ensino-aprendizagem.
Produzir bons leitores é um dos grandes desafios da escola, visto que muito dos nossos alunos, chegam ao final do Ensino Fundamental sem o domínio dessa habilidade.
Ser professor hoje é aquele que utiliza com sabedoria todas as ferramentas que estão bem ali do seu lado, sejam as de última geração tecnológicas ou as mais remotas ainda existentes, dar aula sem lousa, sem lápis, embaixo de uma mangueira e etc. Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores.
Ser professor hoje exige uma responsabilidade muito grande. O educador de hoje é capaz de repensar sua praxes sobre seu próprio trabalho, um ser pensante sobre suas práticas pedagógicas, cidadão capaz de refletir.
Os mais experientes, são capazes, competentes e inovadores. É um momento reflexivo, centrado em casos reais, para a construção de práticas pedagógicas. (NÓVOA).
5. PUBLICO ALVO:
Alunos de 3ª, 4ª e 5º Ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola Castro Alves do Turno: Matutino e Vespertino.
...