A Análise Da Situação Do Etanol E Do Biodiesel No Brasil
Por: Carol Aguiar • 23/6/2023 • Trabalho acadêmico • 690 Palavras (3 Páginas) • 63 Visualizações
KOHLHEPP, Gerd. Análise da situação da produção de etanol e biodiesel no Brasil. Estudos Avançados, v. 24, n. 68, p. 223–253, 2010.
Esse artigo trata sobre o papel de destaque do Brasil no cenário mundial na produção e uso de biocombustíveis produzidos por meio da biomassa. Desde a colonização a economia do Brasil foi atrelada a ciclos econômicos, principalmente na produção e exportação de alguns produtos, como: pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração de ouro, café e a extração da borracha natural. Anos depois com a modernização da agricultura e do espaço rural, o mercado interno se dedicou principalmente ao plantio de alimentos básicos, aumentando a produtividade e modernizando o processo de comercialização. Assim, fez com que o Brasil fosse considerado um dos maiores exportadores de produtos agrários na ecomimia mundial, graças a exportação de laranja, soja e açúcar. Desde 2006, também somos destaque na exportação de carne e gado.
O uso de energias renováveis vem sendo discutidas pois além de diminuírem as emissões de CO2 também contribuem para a diminuição do efeito estufa. Como exemplo temos, os biocombustíveis, que são produtos a base de plantas e das quais se produz o etanol e o biodiesel, feito a partir da cana-de-açúcar, beterraba, amido e de peles oleosas (girassol, soja, mamona), respectivamente. No Brasil a produção dessas matérias-primas ocupam grandes áreas de plantio e vem crescendo nas últimas três décadas, alcançando valores recordes nas colheitas.
Após a primeira crise do preço do petróleo, o Programa Pró-Álcool em 1975 foi concebido para garantir o fornecimento de energia, apoiando a indústria açucareira. Assim foram construídas destilarias, as quais transformavam o excesso da produção do açúcar em etanol anidro, usado como aditivo na gasolina, sem modificar os motores dos automóveis. Em 1979 após a segunda crise do preço do petróleo, o programa foi expandido, no início dos anos 80 começaram a produção de motores adaptada ao uso do etanol. Em 1984, quase 95% dos carros vendidos já eram movidos a etanol. No final da década de 70 expandiram as áreas de cultivo da cana-de-açúcar aumentando a produção principalmente em São Paulo, onde surgirem densas redes de destilarias.
Em 1986 com a redução do preço do petróleo, o Programa Pró-Álcool não era mais economicamente, o que levou a redução da produção do etanol. Em 1989 com o aumento desse combustível, aumentaram as vendas de veículos movidos a gasolina e no início dos anos 90, não eram mais produzidos veículos movidos somente a etanol.
O plantio da soja do Brasil se deu pelos imigrantes europeus que viviam no sul, que após alguns contratempos deslocaram os plantios para o Planalto Central. Com apoio de programas estatais de incentivo, Em Sorriso – Mato Grosso, foi desenvolvido o complexo agroindustrial da soja, que conseguiu sobreviver no centro-oeste apesar das crises do produto.
A soja é responsável por 90% da produção atual do biodiesel, mas também pode ser produzido a partir do girassol, palmeira-de-dendê e mamona. O biodiesel pode substituir em parte ou totalmente, o diesel mineral para veículo leves, tratores, caminhões e geradores, sendo a mistura de biodiesel legalizada no Brasil desde 2008. Em razão das sementes novas, as condições apropriadas para plantio são as áreas tropicais
...