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A Analítica do Dasein e a Daseinsanalyse de Martin Heidegger

Por:   •  6/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

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Texto: A Analítica do Dasein e a Daseinsanalyse de Martin Heidegger.

Cardinalli, p. 53 a 70.

QUESTÃO DO SER PARA HEIDEGGER – “Até agora se questionava o ente com referência a seu ser. Em Ser e Tempo a pergunta não é mais pelo ente como tal, mas pelo ser como tal, mas pelo sentido de ser em geral, pela abertura.”(HEIDEGGER, 2001, p. 145 APUD CARDINALLI, 2012, p. 54)

Heidegger diferencia o ser das coisas, ou seja, dos entes-intramundanos, e o ser do homem. Para ambos, designa características próprias. O ser das coisas possui uma funcionalidade, um de quê; enquanto que o ser do homem, o ser  

DASEIN – refutando toda dicotomia em relação aos aspectos existenciais do homem, por exemplo, dentro-fora, sujeito-objeto, essência-existência; Heidegger utiliza o conceito de DASEIN para designar a co-existência do homem e seu mundo.

Na p. 57, Cardinalli cita Heidegger: “DASEIN deve ser visto como ser-no-mundo, como ocupar-se com coisas e cuidar de outros, como ser-com as pessoas que vêm ao encontro, nunca como um sujeito existente para si.”

ABERTURA – p. 54. “A denominação heideggeriana de Dasein para o ser do existir humano assinala que o ser humano é um acontecer (sein) que ocorre no aí (Da), lançado já no mundo e, assim ek-sistere, isto é, existe nesse movimento para fora.”

Quando Heidegger diz que o Da do Dasein é a abertura essencial do existir humano, assinala que o Dasein não tem como qualidade o estar aberto, mas ele é esse estar aberto ou clareira que possibilita perceber, compreender, entender e conhecer a totalidade dos significados de tudo o que é encontrado no mundo.”

ÔNTICO E ONTOLÓGICO

ÔNTICO – “refere-se a questão de ser e de existir do próprio existir do Dasein

ONTOLÓGICO – “apresentação das estruturas existenciais do ser do Dasein. Aqui, o termo existencial assinala que as estruturas ou características do Dasein não são pensadas segundo significado moderno de categorias, isto é, a classe a que pertencem determinadas coisas” (CARDINALLI, P. 56)

Ex: hardware e software  

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...

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