A Análise Ergonômica de Estabelecimento
Por: pedrohca • 9/12/2020 • Ensaio • 948 Palavras (4 Páginas) • 110 Visualizações
Ergonomia
Trabalho 1 – Análise Ergonômica de Estabelecimento
________________________________________________________________________
Local: Supra Bar (Unidade ESPM BA)
Endereço: R. Humberto I, 1069 - Vila Mariana
Período em que foi visitado: 04/03 – final de tarde
- O BAR:
Localizado na Vila Mariana, o bar atende principalmente o público das universidades e cursinhos da região. Aberto de segunda (10h às 23h) a sábado (18h às 00h) e tendo à noite o período de maior movimento, o Supra busca trazer para o cliente um conceito jovem, que integra a parte de dentro do bar com a calçada e rua, onde se aglomeram a maior parte dos frequentadores.
“Supra Bar ESPM Belas Artes, o primeiro em São Paulo já chegou mudando todo o conceito dos bares universitários da região. Com um visual diferenciado, preços atraentes e integrando o bar com aqueles que preferem ficar do lado de fora, esta unidade foi um sucesso imediato entre os alunos e rapidamente atraiu jovens de várias faculdades de São Paulo e vem se tornando o ponto de encontro perfeito para o esquenta da noite paulistana.” - (http://www.suprabar.com.br/historia/)
- O AMBIENTE:
Separado em dois ambientes principais, o do bar, onde estão localizadas as mesas, e a pista, onde os Djs ficam, o ambiente tem como fator singular a integração com a calçada, com entradas grandes, que facilitam esse movimento bar-rua.
A decoração é composta por inúmeros grafites nas portas e paredes, tanto internas quanto externas, e iluminação bem colorida. Percebe-se que prioriza-se o aspecto estético e noturno na iluminação, em detrimento do conforto de leitura e de locomoção pelo ambiente.
O primeiro ambiente é onde se encontram as mesas e o balcão aonde os itens de consumo são servidos. A disposição das mesas, encostadas as paredes, aparenta favorecer o tráfego de pessoas que vão da parte de fora em sentido ao bar, apesar de que algumas delas acabam por atrapalhar a transição para a pista de dança, por estarem no corredor. As mesas são em sua maioria de madeira, comuns em bares, práticas de serem montadas e desmontadas e sem conforto. O balcão do bar tem uma altura aproximada de 1,63m e facilita a busca das bebidas. Um único ventilador, que estava desligado, aparenta ser o único artifício para melhoras a ventilação do ambiente, que não possui janelas, mas o posicionamento do ventilador não engloba por igual todos os cantos do salão.
A parte da pista de dança, ligada com o salão do bar por um corredor onde estão localizados os banheiros e a pia, é mais simples. Possuí uma área vazia, para ser preenchida pelos frequentadores e os equipamentos de som.
- SINALIZAÇÃO
A parte da sinalização aparenta ser a que mais apresenta problemas ergonômicos no local, as placas de saída de emergência, principalmente, estão em lugares de difícil localização e se camuflam com a decoração das paredes. A sinalização de proibida a venda de bebidas para menores de idade se mistura com outras peças de anúncios de marcas. O maior problema de sinalização se encontra nas portas dos banheiros, as placas de homem e mulher são pequenas e posicionadas logo acima do batente, sem nenhum tipo de desenho ou cor, no período em que o bar foi visitado, com baixo movimento, já houve dificuldade de identificação – assim pressupõe-se que durante o período de maior movimento, a noite, essa dificuldade se torne mais grave.
...