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A Brinquedoteca Eja

Por:   •  12/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  5.489 Visualizações

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Brinquedoteca

Planejamento Brinquedoteca – Roteiro

Disciplina: Educação de Jovens e Adultos

São Borja, 18 de maio de 2021.

Acadêmica: Andressa de Moura Pereira

Turma: PED4456

O jogo é um instrumento de aprendizagem.

Percebendo que os jogos pedagógicos auxiliam o professor a introduzir e aperfeiçoar os conteúdos,

a fim de que tenham uma descontração e domínio dos assuntos abordados no processo de ensino

aprendizagem dos alunos do EJA, observando que muitos destes encontram- se em dificuldades por

conta de ter que conciliar a rotina es trabalho com a escola, precisando de uma estratégia

metodológica diferenciada por parte do professor para realizar o processo de ensino incluindo a

prática de atividades lúdicas, observa-se nesse contexto a importância de buscar conhecimentos

sobre como trabalhar com a brinquedoteca e exercitar a construção de aplicação de um roteiro de

atividades para os alunos do EJA. Segundo Kishimoto, (1997) e Moura(1992), é importante o uso

de jogos pedagógicos como um recurso a mais para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais

prazeroso. Tento em vista que o brincar não determina diferença, pelo contrário, cria uma ponte

para a socialização dos alunos e do professor.

Para a realização deste roteiro, selecionou-se uma atividade que contempla a aprendizagem de

conteúdos da disciplina de matemática, através da vivência de uma atividade lúdica.

ATIVIDADES:

Jogo de tabuleiro (Roleta do desafio matemático).

• (Descrição e forma de jogar).

Em grupos de três a cinco alunos, devem iniciar o jogo do ponto indicado e cumprir as regras, cada

participante gira na roleta e sorteia o comando, dando a partida responde o calculo matemático, para

cada resposta certa ele fica no lugar indicado, errando a resposta ele retorna de onde estava, vence

quem chegar primeiro.

TEMPO NECESSÁRIO:

40 minutos no mínimo ou o tempo necessário de cada jogo.

MATERIAL UTILIZADO:

Trilha do jogo e roleta ambos confeccionados em cartolina, clipes e um lápis.

OBJETIVOS:

O principal objetivo das brinquedotecas é possibilitar a evolução mental, psicológico e social por

meio do lúdico. É nelas que são desenvolvidas brincadeiras e jogos que estimulem o raciocínio

lógico, a coordenação motora e a criatividade das crianças

O uso dos jogos de matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender a

disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse no estudante na realização de

cálculos de raciocínios lógicos e rápidos.

NÚMERO DE ALUNOS: 15 alunos.

FAIXA ETÁRIA: De 16 a 30 anos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Levando em consideração a importância do lúdico na aprendizagem, bem como o uso de jogos na

alfabetização, realizou-se o seguinte projeto a fim de proporcionar, aos alunos, uma construção do

conhecimento de maneira atrativa e prazerosa. Existe um consenso de que o lúdico é fator

determinante na aprendizagem da criança. O ensino utilizando meios lúdicos criaria ambientes

gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral criança. Por isso,

no âmbito do universo lúdico, foram criadas as brinquedotecas, os jogos educativos, os brinquedos

pedagógicos e outros materiais. Fonte: educabrasil.com.br/ludico/.

Santos (2001:35) afirma ainda que: “Assim sendo, o lúdico deve ser constante na vida dos seres

humanos, desde o início de suas vidas até a velhice”. Por desenvolver-se com maior facilidade ao

brincar.

Segundo Almeida “o lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do

comportamento humano (estudo das relações entre fenômenos psíquicos e fisiológicos). E que as

implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo”.

Desta forma o conceito lúdico é usado por muitos educadores, por ser um grande auxiliador em suas

aulas, tornando- as assim mais agradáveis e prazerosas, tanto para o aluno quanto para o educador,

pois assim o lúdico melhora a autoestima do aprendizado, o interesse pelas aulas, o raciocínio e a

vontade de aprender matemática de uma forma diferente, porém divertida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

EFDEPORTES.COM, Revista digital, O jogo e o brinquedo: um instrumento de aprendizagem e

socialização. Buenos Aires, Abril de 2011. Disponível em <

https://www.efdeportes.com/efd155/o-jogo-e-o-brinquedo-um-instrumento-deaprendizagem.htm > (acesso em 17/05/2021 ás 18:15)

KISHIMOTO,T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez,1997.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete lúdico. Dicionário

Interativo da Educação Brasileira

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