A CIDADE – RAQUEL ROLNIK
Por: ElaineNasc26 • 1/11/2017 • Relatório de pesquisa • 261 Palavras (2 Páginas) • 514 Visualizações
A CIDADE – RAQUEL ROLNIK
COMO IMÃ
A cidade é um imã antes mesmo de se tornar um local de moradia e trabalho.
COMO ESCRITA
Enquanto local permanente de moradia e trabalho, se implanta quando a produção gera um excedente. O execentde de produção permite a possibilidade de existência da cidade, e a partir dalí registrar todas as tecnologias, acumulação de riqeuza e conhecimentos.
Na cidade, habitar ganha uma dimensão nova, uma vez que se fixa uma memória, que ao contrário da lembrança, não se dissipa da morte. Não somente os textos que a cidade produz e contém que fixa a memória, mas a prórpia arquitetura urbana compre esse papel.
COMO POLÍTIICA
Confunde-se com a origem da cidade. É o processo onde a vida coletiva faz parte de um conjunto se define a massa. E o fluxo da massa exige organização e regulação.
A gestão coletiva é presente em qualquer tamanho de cidade, e a organização da cidade é feita por um poder urbano, uma autoridade.
COMO MERCADO
Com a concentração e aglomeração de pessoas, fica mais fácil a possibilidade de troca entre os homens, mostrando cpacidade produtiva, através da divisão do trabalho. Cada individuo produz aquilo que é necessário para sobrevier, e através instaura-se um mercado. O mercado possibilita a divisão entre mercado e campo, e também a troca de mercadoria entre esses dois polos.
COMO CAPITAL
Mudança de susbsistência para mercantil graças ao comércio de longa distância. A cidade cresce e consequentemente o sistema feudal enfraquece. A novas possibilidades de trabalho na cidade para o servo faz com o senhor feudal perca poder. Consequentemente os produtores manufatureiros começam a enriquecer (burguês).
...