A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA QUILOMBOLA SOB A REPRESENTAÇÃO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA
Por: Érica Cibelle • 5/4/2020 • Trabalho acadêmico • 2.044 Palavras (9 Páginas) • 260 Visualizações
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA QUILOMBOLA SOB A REPRESENTAÇÃO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA
Autor: Érica Cibelle de Sousa Araújo
Orientadora: Patrícia Cristina de Aragão
Universidade Estadual da Paraíba
erica.cibelle@hotmail.com
cristina-aragao21@hotmail.com
RESUMO: Este trabalho se propõe a discutir sobre a identidade da criança negra na educação escolar quilombola a partir do uso da literatura afro-brasileira em sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Firmo Santino em Caiana dos Crioulos, no município de Alagoa Grande – PB. Esse estudo se propõe a verificar como a criança negra no contexto dos anos iniciais, a partir da utilização da Literatura Afro-Brasileira constrói a sua identidade. Como objetivo geral, pretendemos investigar na conjuntura da educação escolar quilombola como a criança negra constrói sua representação identitária através dos textos literários afro-brasileiros.Como referencial teórico trabalharemos, inicialmente, a partir do estudo e reflexão das leis:Lei de Diretrizes e Bases Nacionais Nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996 em seu Art. 26-A e a Lei nº 10.639 de 2003, no que diz respeito a Cultura afro-brasileira e/ou Cultura Africana. Nesse contexto, posteriormente, trazemos à tona o conceito de identidade em HALL(2004), de educação étnico-racial e quilombola sob os olhares de SILVA(2007) e GOMES(2008), nas discussões de representação por meio de CHARTIER(2002), estudos sobre infância perante a percepção de MARCHI & SARMENTO e literatura negra em BERND(1988).Logo, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação em interface com a pesquisa bibliográfica e documental, cujos colaboradores são alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental no lócus da Escola Firmo Santino da Silva em Caiana dos Crioulos, localizada no município de Alagoa Grande–PB,tendo ainda como instrumentos os textos de literatura afro-brasileira, bem como, textos literários.
Palavras-Chave: Identidade, Educação Quilombola, Literatura Afro-brasileira
- INTRODUÇÃO
A história do negro, em si, na maioria das vezes, é ensinada em sala de aula apenas em conteúdos das disciplinas de História, Literatura e Artes, como está prescrito nas leis Lei de Diretrizes e Bases Nacionais nº 9394/96, Lei nº 10.639/03 e na Lei nº 11.645/08. Tendo em vista a educação no contexto da comunidade quilombola, sendo gestada dentro dos princípios de uma proposta de educação para as relações étnico-raciais, a qual a criança negra e não negra está inserida, vislumbramos que a literatura neste trabalho intervenha como um suporte metodológico para empreender uma ação educativa que vise enfatizar esse pertencimento étnico-racial. Logo, o objeto de estudo de nossa pesquisa volta-se para à construção da identidade da criança negra e não negra e na reafirmação de sua etnia, que por muitas vezes tem sido negada. Desse modo, como objetivo primordial, procuraremos investigar, no contexto da educação quilombola, como incide a construção da identidade da criança negra e não negra numa turma de 5º Ano da Escola Firmo Santino da Silva em Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande – PB, por meio da representação de textos literários afro-brasileiros, visto que é uma comunidade remanescente quilombola, rica em sua dimensão e potencialidades históricas e culturais. Portanto, nosso propósito é desenvolver ações pedagógicas com oficinas temáticas através da representação dos textos e obras literárias afro-brasileiras na tentativa de perceber entre o diálogo da literatura e sua percepção como essa criança vê a criança negra nas obras e textos literários e como ela auto se identifica ou não. E, ainda, propiciar como abordagem pedagógica na construção do saber e da identidade de um povo de uma comunidade quilombola, possibilitando a aprendizagem dos saberes afro-brasileiros em seus educandos, bem como, a construção identitária destes. A escolha diante dessa temática partiu da necessidade de investigar como as crianças de 5º ano, inseridas na escola quilombola Firmo Santino da Silva, sejam negras ou não-negras, de Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande-PB, constroem sua identidade perante a representação propiciada a partir de textos e obras literárias de temática afro-brasileira, visto que torna-se necessário, no contexto escolar quilombola, o debate sobre as questões étnico-raciais de pertencimento histórico e cultural e afirmação de sua etnia. A pesquisa será realizada com alunos do 5º Ano da Escola Firmo Santino da Silva na comunidade de Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande-PB, através de oficinas e ações educativo-pedagógicas, a partir da utilização de textos/obras literárias afro-brasileiras por intermédio do trabalho docente nesse processo.
- METODOLOGIA
Partindo desses pressupostos, a pesquisa se desenvolverá a partir de algumas etapas de estudo e análise de diferentes fontes bibliográficas e documentais, bem como por meio da aplicação de alguns instrumentos de coleta de dados, que serão essenciais para compreensão de nosso objeto de estudo. Dentre estas, será realizada uma pesquisa bibliográfica dos principais documentos que regem a inclusão da Cultura Afro Brasileira em sala de aula como conteúdo curricular, bem como de textos e obras literárias de temática afro-brasileiras para atingir o nosso objetivo com os alunos que é a construção da identidade dos mesmos por meio desses recursos. Logo, faremos uma entrevista semi-estruturada com o/a professor/a dessa turma no que diz respeito ao que será tratado, no intuito de perceber a visão sobre questões étnico-raciais, já que estes tem o conhecimento maior sobre seus alunos, para assim atuarmos com os discentes, a partir da aplicação de questionários a respeito do gosto pela leitura de textos e obras literárias, em especial, aos que se remetem a um contexto quilombola, para que entendamos como elas se percebem enquanto sua etnia e como criança moradora daquela comunidade. Em seguida, após uma pesquisa feita na biblioteca da escola catalogando os títulos de literatura que se remetem a questão étnico-racial, montaremos um caderno pedagógico contendo ações/atividades/oficinas, elaboradas passo a passo e, ao final, a exposição dos trabalhos de modo prazeroso e significativo, a fim de produzirmos um livro diante da reprodução sob o enfoque da literatura afro-brasileira, por meio dos escritos de autoria deles, fazendo interfaces com desenhos, no intuito de trabalhar com essas crianças a autoidentificação, identidade e como se percebem através da leitura destes textos.
...