A Desigualdade na Falta de Acesso da Tecnologia
Por: Julia Andrade • 4/9/2023 • Trabalho acadêmico • 810 Palavras (4 Páginas) • 72 Visualizações
Atividade Avaliativa 1 - CTS - 2023-2
A desigualdade na falta de acesso da tecnologia
- Introdução
O avanço da tecnologia é algo inegável atualmente, mas é importante salientar que ela não é um meio de fácil acesso para todas as pessoas da sociedade, assim, encontramos uma desigualdade na tecnologia e em suas vertentes.
Alguns meios de entretenimento trazem essa realidade que estamos enfrentando de uma perspectiva diferente, como a série Arcane, produzida pelo serviço de streaming, Netflix, em colaboração ao jogo League of Legends, o qual a série foi inspirada. Na produção audiovisual, temos uma crítica forte sobre a desigualdade, principalmente tecnológica, pois o mundo cinematográfico se passa nas cidades gêmeas de Piltover e Zaun, a primeira marcada pelo compromisso inabalável com a inovação tecnológica e a segunda pela desigualdade extrema e pelo ressentimento das guerras do passado.
Em paralelo a nossa realidade, temos uma crítica social que cada vez se assemelha mais ao nosso cotidiano, conforme mostrado no artigo “Os Avanços Científicos E Tecnológicos E Suas Implicações No Campo Da Desigualdade E Da Inclusão Socioeducacional”, de Jurandir de Almeida Araújo, Raquel Alves Sobrinho e Barbara Coelho Neves, que visam tecer uma análise teórico-crítica acerca das implicações dos avanços científicos e tecnológicos no campo das desigualdades sociais e educacionais, o que será o tema abordado a seguir.
- Descrição da Obra de Ficção ou Entretenimento
Arcane é uma série com foco em uma fantasia de retrofuturismo da primeira revolução industrial e o universo do jogo League of Legends. As protagonistas e irmãs, Vi e Powder, foram criadas na parte pobre da região de Zaun, que é vizinha de Piltover, uma região rica.
Em uma sequência de eventos, as irmãs se tornam rivais em potencial e as duas cidades se vêem na iminência de uma nova guerra civil, por conta do uso indevido de cristais explosivos, que seriam fruto de uma grande revolução tecnológica que promete alçar a elite científica da Piltover, e sedimentar Zaun cada vez mais na miséria.
Com questões do avanço centralizado da tecnologia e a falta dele em determinadas regiões, a série aborda as consequências dos conflitos éticos e morais, além do foco na relação dos protagonistas após o conflito que causou o rompimento da mesma.
- Referencial Teórico
O mundo apresenta contínuas mudanças e incertezas no momento que estamos vivendo, onde a tecnologia e a ciências são os protagonistas do avanço do nosso desenvolvimento, mas esse artigo visa tecer uma análise teórica e crítica no campo da desigualdade.
É retratada a ideia de que os sujeitos que não são pertencentes a grupos beneficiados com a tecnologia, são pertencentes a grupos menos favorecidos e historicamente marginalizados. O acesso à tecnologia deveria ser garantido como um direito, para reduzir o distanciamento social, assim equiparando os direitos, igualdade e oportunidades a todos presentes na sociedade.
Mesmo com o avanço científico e tecnológico, os mesmos não ajudam a favorecer os grupos citados anteriormente, pois há um limbo de pessoas que não têm acesso ao mínimo para uma vida digna, quem dirá à tecnologia. Esse avanço influência na vida de todos, mas não está disponível para todos, gerando exclusão e desigualdade, pois apenas uma pequena parcela da população continua sendo beneficiada.
O acesso à tecnologia é citado no artigo como uma faca de dois gumes, pois se for disponível para todos, pode diminuir o espaço das distâncias sociais, econômicas e culturais, mas caso não esteja disponível, os autores dizem ser “máquina ceifadeira de futuros”.
...