A EDUCAÇÃO NO TRANSITO NO BRASIL
Por: Nina051 • 24/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 374 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA-FIC
GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E GERENCIAMENTO DE TRANSITO
NILZELI SOARES DA SILVA
TERCIO ANTONIO CARVALHO
“A EDUCAÇÃO NO TRANSITO NO BRASIL”
Trabalho (artigo) apresentado como requisito de avaliação da disciplina “Educação no Transito” ministrada pela Prof.ª Maria das Graças Freitas.
DOURADOS- MS
JULHO/2015
RESUMO
A necessidade de efetivação da implantação da disciplina “transito”, nas escolas é uma realidade que não tem mais como ignorar e que poderá contribuir com a formação de condutores mais conscientes e responsáveis.
Palavras Chaves: Educação. Trânsito. Conhecimento.
“A EDUCAÇÃO NO TRANSITO NO BRASIL”
Mesmo que o transito faça parte da vida das pessoas diariamente, no cotidiano, não existe preocupação quanto a ter conhecimento e nem em se praticar um transito mais humano e seguro. O adequado seria as escolas de ensino fundamental terem o transito como uma disciplina na grade curricular, tanto teoria quanto prática. Na verdade existe previsão quanto a isso no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), promulgado pela Lei nº 9503 de 23 de Setembro de 1997:
Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
Parágrafo único. Para a finalidade prevista neste artigo, o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá:
I - a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito;
II - a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores;
III - a criação de corpos técnicos Inter profissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito;
IV - a elaboração de planos de redução de acidentes de trânsito junto aos núcleos interdisciplinares universitários de trânsito, com vistas à integração universidades-sociedade na área de trânsito.
Com isso provavelmente as crianças que receberiam orientações, poderiam ter um comportamento mais adequado, tornando-se um adulto mais responsável, solidário, cortês e cooperativo. É evidente que educação vem de berço, mas boas práticas educativas de transito, repassadas aos alunos, por educadores preparados e informados pode ser o primeiro passo para se obter uma mudança de comportamento no transito e contribuir para a formação de um adulto mais consciente e com atitudes mais corretas e comprometidas com a valorização da vida.
A escola é o espaço adequado, para mudar a realidade do transito brasileiro. É na escola que se pode iniciar um processo de transformação na construção do conhecimento e proporcionar a conscientização e desenvolvimento mais amplo. É na construção desse conhecimento que os indivíduos poderão assimilar conteúdos e práticas relacionados com essa realidade complexa, mas atraente que é o transito brasileiro.
Um fator importante e fundamental é o professor ser preparado e conhecer o meio ético-social dos alunos, respeitando suas diversidades e individualidades.
...