A Epidemiologia do Envelhecimento
Por: Isac Lira Santos • 1/5/2021 • Exam • 2.144 Palavras (9 Páginas) • 204 Visualizações
Epidemiologia do Envelhecimento
Ciclo 1
1 – 53802 – Os Estudos populacionais com idosos no Brasil:
- São desnecessário, já que, nos paises desenvolvidos, tais estudos já foram realizados e os resultados são perfeitamente aplicáveis à nossa realidade.
- São abundantes, embora, quanto a aspectos cognitivos, ainda existam algumas dúvidas que só serão esclarecidas em futuros estudos de corte.
- Mostraram que a auto-perpecção de saúde é uma variável altamente relacionada à frequência dos eventos mórbidos futuros.
- Têm mostrado que, entre os idosos brasileiros, a incapacidade é mais frequentemente encontrada que em estudos internacionais.
- Mostraram que quedas não são eventos frequentes, possivelmente por conta da população idosa brasileira não atingir faixas etárias muito avançadas.
R: Alternativa C
2 – 156422 – Sobre vantagens e limitações dos estudos transversais, é INCORRETO afirmar:
- Tem como vantagem a determinação do risco absoluto, ou seja, da incidência.
- Uma limitação é a interpretação dificultada pela presença de fatores de confusão;
- Uma limitação presente é que a relação cronológica entre os eventos pode não ser facilmente detectável.
- Tem como vantagem não necessitar de realização do seguimento de pessoas.
- Tem como vantagem a determinaçao de um ponto exato no tempo em relação a patologia.
R: Alternativa A
Ciclo 2
- 114984 – O envelhecimento no mundo é um fato que ocorre desde a Antiguidade, de forma que o homem fosse cobrado pela sua capacidade física, pois sua comunidade dependia da caça e da sua força. Porém, em uma determinada sociedade iniciou o cuidado do idoso por meio da saúde. Conforme os seus estudos, assinale qual foi essa primeira sociedade.
- Grécia
- Israel
- Egito
- Roma
- Hebreus
R: Alternativa C – página 30 do CRC unidade 2
- 114986 – Os povos antigos apresentavam diferentes maneiras de lidar com o processo de doença. Qual dos povos antigos achavam que a doença era uma penitência, isto é, castigo divino pelo pecado?
- Egito
- Romanos
- Hebreus
- Gregos
- Babilônicos
R: Alternativa C – Página 30 do CRC unidade 2
Introdução a Gerontologia
Ciclo 1
- 175604 - Sobre o processo de envelhecimento, leia atentamente:
I – O envelhecimento biológico é caracterizado pelo acúmulo de danos moleculares e celulares que levam á perda gradual nas reservas fisiológicas e aumentam o risco de contrair doenças que contribuem para o declínio geral da capacidade do indivíduo.
II - O conceito de envelhecimento ativo surgiu ao final da década de 1990, devido à compreensão do processo de envelhecer como algo além dos cuidados com a saúde, tornando o idoso um ser participativo nas decisões com relação a sua saúde e segurança.
III – De acordo com a OMS, o objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados.
IV – As primeiras alterações fisiológicas percebidas no processo envelhecimento estão diretamente relacionadas com a pele, como prejuízos na cicatrização e regeneração, susceptibilidade a lesões e infecçõe, diminuições na tensão da pele, na microvascularização e na percepção sensorial, assim as alterações nos sistemas cardiovascular, respitatório, renal, hepatobiliar, nervoso, imunológico e osteomioarticular.
Agora asssinale a alternativa correta:
- Todas as afirmativas estão corretas
- Todas as afirmativas estão incorretas
- Somente as afirmativas I e III estão corretas
- Somente a afirmativa IV está incorreta
- As afirmativas II e IV estão incorretas
R: Alternativa A – Todas as afirmativas estão corretas de acordo com os conceitos de envelhecimento
2 – 211599 – De acordo com as teorias de envelhecimento, assinale a alternativa incorreta:
- A determinação do envelhecimento não é algo exclusivamente cronológico, mas sim algo influenciado por fatores biológicos e sociais, o que originou propostas teóricas que buscam explicar essa fase da vida.
- A teoria da Modernização reflete que o local social do idoso nem sempre é determinado pelo seu relacionamento com os sistemas de papéis sociais e o grau de industrialização/modernização, variando entre as sociedades.
- A teoria da Atividade propõe que quanto mais ativo o idoso for, maior o seu nível de satisfaçao e reconhecimento social e, assim, ele deve buscar novos papéis ocupacionais em substituição aos abandonados.
- A teoria da Continuidade sustenta que as transformações e adaptações realizadas pelos adultos de meia-idade e os mais velhos permitem preservar suas estruturas internas e externas e, assim, manter-se sociais.
- A terceira geração de teorias propõe que o idoso é um ser ativo e contribuinte para o seu próprio mundo.
R: Alternativa B
Ciclo 2
- 203287 – A Política Nacional do Idoso – Lei nº 8.842/1994 busca assegurar os direitos sociais do idoso de forma a garantir sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Com base nos príncipios que regem essa Política, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).
I – A família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e direito à vida.
II – O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.
III – As diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta lei.
...