TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estética e Cosmética

Por:   •  18/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.188 Palavras (17 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

FUNDAÇÃO ESPERANÇA

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR - IESPES

TECNÓLOGO EM ESTÉTICA, COSMÉTICA E RADIOLOGIA

RUTHELY BARBOSA PEREIRA DIAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SANTARÉM – PA

2021


RUTHELY BARBOSA PEREIRA DIAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio Supervisionado, apresentado ao Curso de tecnólogo em Estética e Cosmética do Instituto Esperança de Ensino Superior -  IESPES, como requisito para a composição de nota semestral.

Orientador (a): Dr. Albino Luciano Portela de Sousa

SANTARÉM – PA

2021

  1. INTRODUÇÃO

O presente caso clinico irá descrever sobre o caso da paciente: T.M.M., 24 anos, que foi convidada a participar do estudo como modelo para tratamento de Limpeza de pele, a mesma informou no ato da avaliação que está insatisfeita com o aspecto de sua pele e de algumas imperfeições apresentadas na sua face. Durante o preenchimento da ficha de anamnese e de uma pequena entrevista, foi anotado que é o primeiro procedimento que a paciente faz em sua pele e que não tem o costume de fazer um home care em casa. Além disso, a mesma não possui intestino regular, ingere por volta de 1L de água por dia, possui em média 6 horas de sono por dia, não faz uso de anticoncepcional e não ingere bebida alcoólica. Vale ressaltar que a paciente não tem o habito de usar o protetor solar diariamente.

Porém, segundo um estudo da SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia (2007), “a exposição exagerada à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou cancerosos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma”.

De acordo com Bertoldi (2012), existem três tipos de raios ultravioletas produzidos e emanados pelo sol, sendo eles: o raio UVA, UVB e UVC, sendo que o último não chega até nós devido o mesmo ser bloqueado pela camada de ozônio.

A maior preocupação deve ser com os demais raios, UVA e UVB, devido à profundidade dos danos causados por cada um deles em nossa pele.

Os raios UVA são os que mais preocupam, devido eles chegarem até nós todos os dias, independentemente do clima. Eles aparecem ao amanhecer e agem na pele humana independentemente do horário. São os que mais penetram profundamente na pele humana e são responsáveis pelo envelhecimento precoce, manchas na pele, alergias e doenças como o câncer de pele. Representam 95% da radiação solar emitida pelo sol.

Quanto aos raios UVB, eles penetram mais superficialmente na pele e causam as vermelhidões e queimaduras solares típicas das estações quentes do ano, representam somente 5% da radiação. A intensificação dos raios UVB se dá depois dos primeiros minutos após as 9h da manhã e ficam até as 16h, onde justamente o sol se posiciona mais diretamente com a terra. Daí a necessidade de se prevenir corretamente contra esses raios.

COLOCAR AQUI O REFERENCIAL DE ACORDO COM O MANUAL

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

Investigar através da literatura os efeitos da radiação ultravioleta (UV) na pele humana.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar a ação benéfica e maléfica dos raios ultravioletas (UV) na vida humana a partir da discussão com autores da área.

Definir os tipos de raios ultravioletas.

Demonstrar as principais doenças causadas pela radiação UV, assim como os sintomas que elas podem manifestar.

Averiguar quais as formas de tratamento e prevenção das doenças causadas pelos raios ultravioleta.

Analisar os índices da radiação ultravioleta no Brasil.

  1.   METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste trabalho, foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica de caráter exploratório que possibilita mais informações sobre o assunto que pretende investigar, propondo sua definição e seu delineamento, sob um planejamento flexível (PRODANOV; FREITAS, 2013).

Dessa maneira configurou-se como pesquisa bibliográfica, que utiliza materiais publicados, impressos e digitais na internet. Com a vantagem de acesso rápido e com pesquisas que tem credibilidade cientifica. (CARVALHO et al., 2019). As bases de dados utilizadas na pesquisa: SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia, Instituto Oncoguia, e o INCA – Instituto Nacional de Câncer, órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil; trabalhos acadêmicos de Rafael Bertoldi da Fundação Educacional do Município de Assis – SP, assim como os artigos publicados pelo do Dr. Cláudio Wulkan (dermatologista) e pela Dra. Tatiana Nogueira Matos, especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD.

A seguir, será apresentado o referencial teórico com base nesses artigos citados anteriormente, que tratam do tema proposto, com ênfase nos objetivos do trabalho e por fim, as considerações finais.

  1.   REFERENCIAL TEÓRICO

A radiação solar pode trazer inúmeros benefícios para o homem de diversas maneiras, mas atualmente existem pesquisas que mostram que a exposição excessiva à essas radiações, vem causando sérios problemas de saúde da população. De todas as radiações emitidas pelo sol, as ultravioletas (UV) estão entre as que são mais nocivas ao ser humano.

Atendendo ao que foi proposto quanto ao objetivo geral deste trabalho, serão apresentados a seguir, de forma bem sucinta, os dados desses efeitos da radiação ultravioleta (benéficos e nocivos) à saúde humana. Em seguida, os dados quanto aos objetivos específicos do mesmo.

  1. EFEITOS BENÉFICOS DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA

Um dos efeitos benéficos da radiação solar é a formação da vitamina D, que é promovida através da radiação UVB, responsável pela primeira hidroxilação do colecalciferol na pele a 1-hidroxicalciferol sendo transportado até o fígado, que a partir de uma segunda reação de hidroxilação renal forma a vitamina D.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (125.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com