A Estrutura Organizacional
Por: FCSR • 19/12/2020 • Trabalho acadêmico • 470 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
Após a leitura do artigo podemos notar pontos importantes no que se refere à estrutura organizacional e ao controle das operações logísticas.
A estrutura organizacional diz respeito de como as atividades presentes na organização serão distribuídas, ou seja, quais departamentos ficarão responsável por uma determinada tarefa e quais os procedimentos ideais de coordenação e padrões a serem adotados pela empresa.
Outro ponto importante a ser abordado aqui se refere ao fato de como uma empresa pode definir o seu desenho organizacional. Para isso ela deve saber em que tipo de ambiente se situa e se está o mais próximo possível das estratégias pretendidas, essa é a chamada teoria da contingência. No artigo, os autores fazem menção a Sousa (1994) que de acordo com ele a estrutura organizacional possui três dimensões centrais.
A primeira concerne na complexidade, que pelo o que eu pude entender se refere aos graus de diferenciação e integração, isto é, o modo de como uma organização aloca pessoas e recursos e como estabelece as tarefas e relacionamento de autoridade para que a empresa alcance suas metas. A segunda é a formalização que tange à normatização das atividades adotadas pela a organização. E por último a centralização que mostra que a autoridade está no centro para a tomada de decisão.
Falando agora sobre o controle das operações logísticas pode-se notar que com o intuito de que elas sejam efetuadas é necessária a observação das seguintes etapas:
Definição de metas e padrões de desempenho: Esta é a etapa onde a empresa deseja se posicionar no mercado competitivo, provavelmente ela quer ficar no topo, mas para isso é necessário que haja alguma diferenciação entre os seus concorrentes e uma delas seria a busca pela inovação e adotação de metas e padrões eficazes.
Medida de desempenho: Nesta etapa ocorre um processo de fiscalização das atividades logísticas, para saber se o desempenho está bom ou ruim, como também para encontrar pontos falhos no sistema. Isso é feito através de indicadores de desempenho que faz uma comparação entre as empresas que possuem um melhor indicador com o resultado daquelas empresas que estão sendo avaliadas.
Tomada de ações corretivas: através dos resultados da etapa anterior é a hora de fazer uma comparação com as metas e padrões desejados. Caso os objetivos pretendidos para o desempenho não forem alcançados é necessário fazer uma correção.
Outro ponto importante abordado no artigo se refere ao conceito de logística, que pelo o que eu pude entender é um processo que engloba várias atividades relacionadas ao transporte e armazenagem e que facilitam no fluxo de mercadorias, definindo assim a melhor localização para um centro de distribuição, bem como as melhores rotas para aquisição e destinação dos produtos ao consumidor final. Lembrando que a logística está em tudo não é à toa que o seu conceito mais amplo diz respeito à lógica em se fazer as coisas.
...