A Ferramenta de RH
Por: anacarolinnah • 27/4/2015 • Relatório de pesquisa • 2.997 Palavras (12 Páginas) • 178 Visualizações
- Introdução
Ao longo dos anos as organizações têm buscado a evolução dos seus negócios através de técnicas, conhecimento e planejamentos com o objetivo de alcançarem o sucesso almejado.
Antigamente as empresas visavam o lucro independente das consequências que isso poderia causar aos seus colaboradores, elas exigiam deles o máximo esforço em suas tarefas sem se importarem com o nível de satisfação com que eles serviam a empresa.
Ao passar dos anos foram percebendo que a fadiga e o estresse não só estavam causando algumas doenças relacionadas ao estresse, as doenças relacionadas ao modo errado na execução das tarefas. Com tudo isso as organizações perceberam que o seu lucro também estava sendo reduzido pelas faltas excessivas ou afastamentos e o grande problema para ensinarem os novos funcionários a designarem tão bem suas tarefas como os antigos em pouco tempo surgiram.
Então, surgiu à necessidade de uma nova ferramenta que iria além de maquinários, tecnologia e conhecimentos administrativos, surgiu à necessidade de manter e cuidar do bem maior que uma empresa pode ter que é o capital intelectual, ou seja, as pessoas, pois sem elas não haveriam empresas.
O trabalho apresenta a importância do departamento de RH nas empresas e como ele contribui grandemente para um equilíbrio saudável e produtivo dentro das empresas o qual reflete do lado de fora com seus clientes e consumidores.
- Objetivo Geral
O objetivo desse trabalho e demonstrar de maneira clara e eficiente de como as empresas fazem uso da ferramenta de Recursos Humanos para conseguirem manter-se equilibrada dentro do mercado atual e como a falta dela e prejudicial.
- Objetivos Específicos
O trabalho presente ira analisar os prejuízos causados por uma administração sem o auxilio da área de Recursos Humanos. O trabalho ira identificar as vantagens e benefícios que essa área pode trazer em uma empresa.
- Justificativa
A ferramenta de RH sempre terá a finalidade de contribuir com os seus funcionários, para que trabalhem de modo satisfatório e assim possam dar um retorno lucrativo para a empresa.
O capital intelectual são o que movem toda a empresa, ignorar qualquer um deles e ignorar a necessidade de se manter equilibrado em um mercado tão sofisticado e atualizado. O ser humano dentro da empresa e visto pela área de Recursos Humanos como o combustível de um carro, você pode ate ter rodas, motor e tudo que compõe o mesmo, ou seja, em uma empresa você pode ter todo material que um carro precisa para andar, mas se não tiver o combustível, inútil será tentar dar a partida.
- Viabilidade
Os materiais utilizados nessa pesquisa foram feita através de pesquisas na internet e consultas a livros.
- O que é a área de Recursos Humanos e como surgiu
Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla Rh é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
A atual Gestão de Pessoas teve seu início no final do século XIX com o movimento da administração científica, que foi marcada por Frederick W. Taylor (1856-1915) e Henri Fayol (1841-1925).
Taylor deu inicio a Administração Cientifica por meio da técnica de observação, o qual permitiu concluir que os operários produziam muito menos do que poderiam. A partir disso aplicou o método de racionalização do trabalho, que buscava na redução do tempo a simplificação dos movimentos necessários para a execução das tarefas, tornando-as mecânicas e repetitivas. Com tudo isso ele observou que a fadiga reduzida aumentava o desempenho dos trabalhadores.
Logo após o movimento da administração cientifica iniciou-se a escola das relações humanas, um movimento que surgiu com a necessidade de comprovar que o produto final sofria alterações de acordo com as influências sofridas no ambiente de trabalho pelos trabalhadores, ou seja, dependendo das condições de trabalho como, a iluminação, exposição a riscos, e até mesmo as condições psicológicas dos trabalhadores o resultado do produto final poderia sofrer alterações.
A partir da década de 1990, o ambiente corporativo começa a passar por mudanças cada vez mais velozes e intensas, tanto no ambiente organizacional, quanto na forma com que as empresas utilizam as pessoas, ou seja, o capital humano estava sendo cada vez mais reconhecido pelas empresas.
As tarefas operacionais e burocráticas são transferidas para terceiros enquanto a gestão é focada no gerenciamento com e para as pessoas, considerando colaboradores como sujeitos dotados de talento, capacidade, habilidades e atitudes capazes de gerar sucesso organizacional (ARAÚJO, 2006)
2.1 A importância do RH dentro das empresas
Desde o surgimento da área administrativa, foi observada por meio de resultados técnicos a relevância do fator humano dentro de uma organização. Com o fator de avaliação pessoal, as empresas foram detectando que cada individuo por mais capacitado e apto a sua função, tem seu desempenho prejudicado por fatores internos e externos. Com o tempo percebeu se a importância de não investir somente em tecnologia para gerar lucro para empresa e sim no funcionário com benefícios para motivá-los.
Com tudo as empresa sempre buscarão ferramentas administrativas para obter resultados efetivos e satisfatórios. Em um mundo onde as tecnologias tem se multiplicado faz com que o conhecimento e a adaptação a elas avancem ao mesmo tempo.
Embora seja a área administrativa que defina onde essa tecnologia será utilizada dentro da empresa é a área de Recursos Humanos que tem a função de recrutar, selecionar, integrar e dar treinamentos aos funcionários com o objetivo de suprir a necessidade da organização em relação à ocupação do cargo designado.
...