TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE COMPRAS

Por:   •  22/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ESTUDO DE CASO IMPORTAÇÃO                                                                               Maio de 2020

IMPORTANDO LUSTRES E LUMINÁRIAS

Giuseppe Di Lorenzi tem desde a década de 60 uma loja de lustres e luminárias localizada na Rua Bela, no bairro de São Cristóvão. Negócio de família, Giuseppe vem preparando seu filho para continuar a tocar o negócio.

Depois de muitos anos de trabalho Giuseppe resolveu, junto com a família, visitar Veneza, cidade onde nascera. Dentre os lugares que visitaram em Veneza, foram a Murano, ilha onde se desenvolve indústria de vidro artesanal, conhecida pela beleza e qualidade do vidro ali desenvolvido que ganhou entre várias denominações, a de Cristal de Murano.

Seu filho Sérgio a quem caberá tocar os negócios da família vislumbrou oportunidade de vender no Brasil esses produtos artesanais de qualidade incomum, dando preferência, inicialmente, a lustres e luminárias, como forma de aproveitar a reputação e tradição da Perfecta Lumen, empreendimento que seu pai vem tocando até hoje.

Sérgio tem pretensões futuras em ampliar a variedade de produtos tornando a Perfecta Lumen uma loja de artigos de decoração, com a importação de outros utensílios e objetos de decoração feitos no famoso vidro, referência mundial. Utensílios não, obras de arte. As pretensões de Sérgio, como forma de revitalizar a marca que tem prestígio e tradição, além de ser, evidentemente um nome bonito, é o de transformar a Perfecta Lumen numa rede de lojas voltada para a classe média, média alta e alta.

Os produtos de Murano farão essa ponte, afinal, não se trata de um produto produzido em série, mas uma obra prima, onde até um erro de produção termina sendo valorizado como algo exclusivo, mal comparando, erros de impressão de dinheiro e de moedas terminam por valorizá-las.  

Empolgados com a ideia, encomendaram pesquisas que indicaram potencial de mercado de 0,01% para cada 100.000 habitantes/mês. Pretendem iniciar as vendas nas praças do Rio de Janeiro e São Paulo para depois expandir para outros Estados.

Modestos e precavidos, resolveram estipular a demanda inicial considerando potencial inicial de mercado em população de 3.000.000 para o Rio de Janeiro e 7.000.000 para São Paulo, destacando que para cada lustre vendido estimam vender média de 3 luminárias. Ainda, conforme estudos, a estimativa de crescimento das vendas é de 10% ao ano nos primeiros 3 anos.

Com os dados em mãos, pensaram que hora de voltar à Itália para tratar das negociações com vistas a importar os produtos. Nestas horas temos que parar, pensar e planejar. Sim, negociar, mas e aí: o resto de todo, como funciona? Não é como ir à farmácia da esquina e comprar um analgésico. Existem tarefas e processos que são e devem ser realizados por quem tem competência e conhecimento sobre importação e exportação.

Como a ideia é expandir o negócio, pai e filho decidiram que o melhor e mais prudente era contratar um profissional especializado em logística internacional para que organize o departamento de comércio exterior da Perfecta Lumen, afinal, a importação de produtos será constante, tenderá a crescer e se diversificar.

Informações Relevantes

1 - PRODUTO

Dois Tipos de lustres, com as seguintes medidas e pesos de caixa:

- Lustre (a)  40 cm  X  40 cm  X  50 cm   (Comp. X Larg. X Alt.) peso 12 Kg - empilhamento máximo 3 caixas. Valor de Venda por unidade US$ 500.00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com