A Gestão Comercial
Por: 080112 • 29/3/2021 • Trabalho acadêmico • 4.508 Palavras (19 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO COMERCIAL
VALDNEI DE SOUSA REIS RA 1966814
Sumário
- A Empresa........................................................ 3
- Analise de Ambiente de Marketing ................ 4
2.1) Forças de Porter..........................................5
- Novo Produto ou Serviço ................................. 6, 7, 8,9
- Publico Alvo ...................................................... 9
- Objetivos de Marketing ................................... 10
- Estratégia de Marketing .................................. 10
- Mix de Marketing ............................................. 11,12,13
- Investimento Necessário................................... 13
- Cronograma e Plano de Ações ........................ 14
- Acompanhamento e Revisões .......................... 15
- Controle ............................................................. 15
- Conclusão........................................................... 15,16
- Referencias......................................................... 17
Introdução
A Vigor Alimentos e uma empresa de origem familiar e nos últimos anos vêm sofrendo evolutivas mudanças.
Vigor conta com uma diversificada linha de alimentos, incluindo iogurtes, sobremesas lácteas, margarinas, requeijões, queijo ralado, vigor protein e maioneses, está fortemente presente nas principais regiões do país, especialmente no sudeste. Esse vasto portfólio composto por mais de 100 itens são produzidos com todo o cuidado e tradição em 14 modernas fábricas espalhadas pelo país. Os produtos estão disponíveis em mais de 67.000 pontos de vendas em todo o Brasil e nos melhores restaurantes, bares e hotéis através da linha Vigor Professional. Além disso, a empresa é proprietária de marcas consolidadas e populares, como por exemplo, Danúbio (queijos brancos), Faixa Azul (queijo ralado parmesão e queijos especiais), Leco (laticínios), Serrabella (queijos especiais), entre outras.
1 - A Empresa
A Vigor Alimentos S.A, é uma empresa de laticínios Brasileira, localizada na Rua Joaquim Carlos, 396 – Brás, São Paulo-SP.
Tem 103 anos de atuação e uma das quatro marcas de laticínios mais importantes do Brasil. Seus produtos mais conhecidos são o iogurte grego, queijo parmesão ralado e o requeijão cremoso (produtos onde tem liderança nacional). Em outubro de 2017, a companhia então pertencente a holding foi adquirida pelo Grupo Lala. A aquisição marca a entrada do grupo mexicano no mercado brasileiro de laticínios. Em setembro de 2014 adquiriu 50% da companhia paulista de lacticínios Danúbio, uma joint-venture entre a Vigor e a Arlafoods (empresa europeia). Com a compra, a Vigor passou a deter 100% da empresa.
Conduzida pelo Sr. Gennari.
Seus principais concorrentes são: Danone, Nestlé, Batavo, Itambé, Paulista e Piracanjuba.
Seu segmento que atua: alimentos.
Seus principais clientes são os consumidores finais, restaurantes, hotéis e academias.
[pic 2]
2- Análise de Ambiente de Marketing
Swot é uma sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).
Segundo Gomer & Hille, Análise SWOT é uma ferramenta de análise da situação estratégica de uma organização com objetivo tirar proveito de suas forças e oportunidades externas e lidar com suas fraquezas e ameaças.
A análise tem quatro elementos (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), divididos em duas categorias (internos e externos).
• Oportunidades são elementos do ambiente externo que a organização pode aproveitar de maneira rentável. Devem ser avaliadas em relação aos competidores, de maneira a diferenciar a organização e satisfazer necessidades pendentes dos consumidores.
• Ameaças são eventos ou forças fora do controle da organização que requerem planos. É importante analisar, se os competidores estão desenvolvendo produtos para competir com os da organização, se outras empresas estão tentando contratar seus funcionários, e se novas leis podem aumentar seus impostos ou custos. Uma vez que as ameaças são identificadas, é necessário se preparar para lidar com elas.
• Forças são fatores internos e únicos da organização que criam vantagem competitiva. É importante realizar a análise em relação aos competidores. Exemplos de forças seriam uma marca mais conhecida que as competidoras, ou custos de produção menores que os dos rivais.
• Fraquezas são os itens do modelo de negócios da organização que estão aquém daqueles dos competidores. Após a identificação das fraquezas, é necessário trabalhar para saná-las, levando-as a um nível pelo menos satisfatório, para que não seja um gargalo.
Análise SWOT
Positivo Negativo
INTERNO Forças Fraquezas
EXTERNO Oportunidades Ameaças
2.1 - Forças de Porter
Porter argumenta que o ambiente competitivo de uma indústria e a sua lucratividade são influenciados por cinco forças competitivas:
• Rivalidade entre competidores existentes: manifesta-se de diversas formas, como descontos, introdução de novos produtos e campanhas de publicidade. Uma alta rivalidade limita a lucratividade da indústria ao pressionar preços e exigir maiores níveis de investimento. A intensidade da rivalidade é maior quando: (i) há um grande número de competidores de tamanho semelhante; (ii) o crescimento da indústria é lento; (iii) os produtos da indústria têm pouca diferenciação; (iv) os custos fixos são altos; e (v) as barreiras de saída são grandes.
...