A Gestão de Compras
Por: thaylaovanovik • 5/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 942 Palavras (4 Páginas) • 121 Visualizações
SUMÁRIO
RESUMO .................................................................................................................................... 2
ENTREVISTA ............................................................................................................................. 3
CONCLUSÃO............................................................................................................................. 5
Negociação, Parcerias e Terceirização
A terceirização, conhecida também por outsourcing, é repassar um serviço a outra pessoa ou empresa. Por isso, é necessário que haja muita confiança entre as empresas parceiras. Também é necessário saber negociar, ou seja, ter uma habilidade em negociação, para que a empresa consiga reduzir seus custos através da terceirização.
No final da década de 90 as empresas começaram a optar pela terceirização. Os serviços mais procurados para terceirizar são: sistema de informação, sistema de processamento, processos de negócios, transporte e armazenamento.
Terceirizar um serviço pode trazer muitos benefícios para a empresa, como por exemplo razões de ordem financeira, tecnológica e competitivas, como também uma excelência operacional e uma competência no negócio. Mas para que haja uma terceirização em que ambos ganham, é necessário conhecer os tipos de negociações e saber como implantá-las. Os tipos de negociações são: ganha-ganha (ambas empresas ganham), ganha-perde disfarçada (existem táticas e defesas) e ganha-perde (tem um acordo e uma das partes acaba perdendo muito). Por isso, é preciso que haja uma preparação para esse processo, identificando o tipo de negociação, os impasses que poderão surgir e desenvolver uma motivação para trabalhar com a terceirização.
Portanto, terceirizar pode ajudar uma empresa no momento da crise financeira, ajudar as organizações a serem ágeis oferecendo uma maior flexibilidade. Sendo bem administrada e negociada, poderá levar a empresa a reduzir seus custos.
ENTREVISTA
Gestão de compras e suprimentos: como identificar falhas no processo?
A gestão de compras e suprimentos de uma empresa é uma das áreas mais estratégicas do negócio. Afinal, boas negociações e aquisições acertadas podem ser sinônimos de aumento dos lucros e maior vantagem competitiva sobre os concorrentes. Portanto, é fundamental uma boa gestão de compras.
1ªQUESTÃO: Leia as unidades de ensino e os vídeos postados pelo professor no ambiente virtual de aprendizagem, após a faça uma entrevista com um profissional da área de compras ou pesquise processos de compras de empresas na internet e identifique as seguintes questões:
1.Como é feito o planejamento de compras da empresa?
O primeiro passo é obter uma previsão de vendas, identificar como será a demanda de vendas. O segundo passo é planejar e ter um controle da produção, utilizando o método Just in time, o momento exato em que o insumo será utilizado. O terceiro passo é ter uma lista de fornecedores confiáveis onde os insumos foram aprovados pelo setor de qualidade da empresa.O quarto passo é ter uma boa gestão de estoque, onde a busca é para o estoque zero, pois um estoque parado significa dinheiro parado e custos altos.
2.Como é feito a seleção dos fornecedores?
É preciso analisar preço, qualidade e serviço. Os fornecedores precisam ser aprovados pelo setor de qualidade da empresa, ter produtos de boa qualidade e prestar um serviço de entrega e pós venda com eficiência.
3. Qual o papel do profissional de compras?
O papel de um comprador é muito importante para o sucesso das empresas. Além de obter melhores preços com uma boa negociação sempre priorizando a qualidade do produto, também avalia histórios de compras e demandas, a sazonalidade de mercadorias para alcançar uma boa compra.
4. Qual a importância estratégica da área de compras dentro das organizações?
As estratégias de compras são muito importantes para as organizações, pois tem o objetivo de diminuir custos através de negociações e diminuir estoque com um bom
...