A História da Matemática e o ensino dos números inteiros
Por: denise0507 • 29/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.305 Palavras (10 Páginas) • 216 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: Matemática
SÉRIE: 3ª série
DISCIPLINAS NORTEADAS: Pré-Cálculo, Matemática do Ensino Fundamental, Teoria dos Números, Álgebra, Direitos Humanos, Geometria Analítica e Vetores.
NOME: Isaias Pereira da Silva
RA: 6161636371
TUTOR EAD: Dulcilene Grade
DESAFIO PROFISSIONAL
Osasco
01 de junho de 2017
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Desafio Profissional 5
2.1. Passo 1 5
2.1.1. Resenha Crítica do artigo: “Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos: entre teoria incompleta e a prática intempestiva. ” 5
2.2. Passo 2 6
2.2.1. A história da Matemática e o ensino dos números inteiros. 6
2.3. Passo 3 7
2.3.1. Projeto: Sistema de Equações Lineares e representações gráfica de funções afim 7
3. Considerações Finais 13
4. Referências Bibliográficas 14
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho proposto como Desafio profissional tem como objetivo a aplicação prática de assuntos relacionados com a vivencia em sala de aula e as mudanças que ocorreram no Ensino Fundamental recentemente.
Dentro os temas abordados estão: O aumento de oito para nove anos no ensino fundamental; a utilização da história da matemática em Livros didáticos e sua aplicação em sala de aulas e a criação de um plano de aula sobre Equações lineares e afim.
2. Desafio Profissional
2.1. Passo 1
2.1.1 Resenha Crítica do artigo: “Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos: entre teoria incompleta e a prática intempestiva. ”
A ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos implica na necessidade de adequações nos currículos do ensino fundamental, devido a entrada do aluno com seis anos na escola é necessárias novas demandas de forma que está se adeque as peculiaridades do desenvolvimento da criança nessa faixa etária.
A ampliação do Ensino Fundamental representa um avanço na história da educação brasileira, mas traz consigo reflexões que possibilitam problematizar a história, para que possamos seguir novos rumos, agindo de maneira distinta sobre a educação no momento presente. Sendo assim, torna-se necessário o constante estudo dos aspectos históricos e legais da implantação dessa política pública, bem como seus antecedentes, com o propósito de dar continuidade à discussão compreendendo as bases que a sustentam numa perspectiva social, política e cultural.
Ao mesmo tempo em que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos é reconhecida como uma ação importante para a democratização do acesso à educação no país, a mesma instiga debates com relação à alfabetização das crianças, visto que o ingresso da criança aos seis anos no ensino obrigatório não raramente tem sido visto como uma forma de antecipar o ensino da leitura e da escrita.
Deste modo, percebe-se a importância em voltar à atenção para a qualidade do ensino aprendizagem, diante de tais mudanças estruturais ocorridas na Educação Básica.
A ampliação do Ensino Fundamental não é a solução para todos os problemas que se vem enfrentando, mas sim uma escolarização imatura em um sistema de ensino falho. É fundamental conhecer o perfil e as necessidades das crianças aos seis anos de idade, que antes frequentavam a Educação Infantil ou aguardavam mais um ano para ingressar na escola.
2.2 Passo 2
2.2.1 A história da Matemática e o ensino dos números inteiros.
Objetivo da pesquisa: Analisar a forma de apresentação da História da Matemática no Livro Didático Matemática de Luiz Roberto Dante.
Tendo como base e parâmetro de investigação os livros de Luiz Roberto Dante da Editora Ática – Projeto Telárias – Ano 2013, 1ª edição de Matemática para o ensino fundamental do 6º ao 9º ano, é abordado muito pouco ou quase nada a história da matemática. Dante é doutor em educação matemática mas preferiu uma abordagem mais prática e teórica, indo direto ao ponto sem mencionar as origens históricas da matemática.
Em geral, as distribuições das notas históricas no livro didático analisado encontram-se sempre destacadas como sugestão de leitura complementar, inexistindo uma conexão com o conteúdo em questão.
A história da matemática é importantíssima para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. O aluno descobrindo a origem do que está estudando torna a aula em si mais prazerosa e satisfatória, permitindo a construção de um olhar mais crítico sobre o assunto que está sendo estudado e proporcionando reflexões entre a história e a matemática
Mostrar as relações existentes entre a Matemática e o desenvolvimento social e econômico é uma forma de facilitar a compreensão dos conhecimentos matemáticos do passado e do presente. Ao conhecer a História da Matemática, o aluno a percebe como a matemática está presente desde o início e como ela atua na resolução de problemas cotidianos.
Outro aspecto relevante em utilizar-se da história da matemática em sala de aula é o incentivo a não alienação do ensino. Todavia deve-se saber que a aplicação da história por si só, sem um auxílio de outros recursos didáticos, não irá resolver todos os problemas que enfrentamos atualmente no ensino básico.
Por fim, cabe a cada professor julgar uma melhor forma de ministrar os conteúdos relacionando-os a história da matemática dentro das salas de aula.
2.3. Passo 3
2.3.1 Projeto: Sistema de Equações Lineares e representações gráfica de funções afim.
...