A INTRODUÇÃO A MICROBIOLOGIA
Por: arturrozado • 14/2/2016 • Tese • 1.255 Palavras (6 Páginas) • 290 Visualizações
INTRODUÇÃO A MICROBIOLOGIA
- Microbiologia.
A ciência da microbiologia abrange dois temas, o entendimento dos processos básicos da vida, e a aplicação de nossos entendimentos a cerca da microbiologia para benefício da humanidade. Como uma ciência biológica básica a microbiologia utiliza e desenvolve ferramentas pra a analise dos processos fundamentais da vida. Como ciência biológica aplicada a microbiologia lida com vários problemas práticos importantes da medicina, agricultura e industria. Na ausência de micro-organismos, outras formas de vida jamais teriam surgido. Nenhuma outra forma de vida e tão importante para a sustentação e manutenção de vida na terra quanto os micro-organismos.
- Micro-organismo como célula.
A célula é a unidade fundamental da vida. Os micro-organismos distinguem-se das células de organismos microscópios, como vegetais e animais. Estas são incapazes de viver de forma independente na natureza existindo apenas como parte de estruturas multicelulares. Por outro lado, a maioria dos micro-organismos é capaz de realizar seus processos vitais de crescimento, geração de energia e reprodução independente de outras células. Há varias estruturas essenciais em um micro-organismo tais como: membrana citoplasmática, citoplasma, DNA, ribossomos e RNA.
- Micro-organismos e seus ambientes naturais.
Na natureza, as células microbianas vivem associadas a outras células formando populações , o ambiente onde uma população vive é denominada habitat. Em hábitats microbianos uma população de células raramente vive de forma isolada. As populações microbianas interagem e cooperam de varias maneiras, algumas benéficas e outras prejudiciais.
- A antiguidade e a extensão da vida microbiana.
Os micro-organismos foram as primeiras formas de vida na terra a exibir características básicas de sistemas vivos, portanto se distribuíram por todo o espaço do planeta. Embora amplamente distribuídas na terra estas células diminutas podem parecer irrelevantes. Porém estimativas do numero total de células microbianas na terra são da ordem de células. Assim as células microbianas pequenas como são constituem a maior porção da biomassa na terra, e correspondem a reservatórios chave dos nutrientes essenciais a vida.[pic 1]
- O impacto dos micro-organismos nos seres humanos.
Embora várias doenças infecciosas possam ser contraladas atualmente, os micro-organismos ainda podem ser uma grande ameaça à vida, mesmo em países desenvolvidos. Considere por exemplo um individuo infectado com o vírus da AIDS, ou então infectado por um patógeno resistentes a vários fármacos. Em diversos países em desenvolvimento, as doenças microbianas ainda são as principais causas de mortes. Embora devamos considerar a poderosa ameaça representada pelos micro-organismos na realidade a maioria deles não e prejudicial aos seres humanos muito pelo contrario são benéficos e em alguns casos até essenciais.
- Micro organismos na agricultura.
Nosso sistema global de agricultura intensiva depende, em muitos aspectos importantes das atividades microbianas. Por exemplo, os micro-organismos são de grande importância no processo digestivo de animais ruminantes, como o gado bovino e ovino, no qual em um compartimento digestivo existem densas populações de micro-organismos que realizam a digestão da celulose. Os micro-organismos também desempenham papéis essenciais nos ciclos de importantes nutrientes das plantas particularmente aqueles do carbono, nitrogênio e enxofre. As atividades microbianas que ocorrem no solo e na água convertem esses elementos em formas prontamente assimiladas pelas plantas. No entanto ale dos benefícios à agricultura, os micro-organismos também podem exibir efeitos negativos; as doenças microbianas em plantas e animais provocam consideráveis perdas econômicas.
- Micro-organismos e alimentos.
Os micro-organismos desempenham um importante papel na indústria alimentícia. A decomposição de alimentos por si só resulta em enormes perdas econômica em cada ano. No entanto nem todos os micro-organismos encontrados em alimentos provocam efeitos danosos nos produtos. Por exemplo vários laticínios dependem das transformações microbianas , incluindo as fermentações que produzem queijos, iogurtes e manteigas. Outros exemplos são as fabricações de pães bebidas alcoólicas, que dependem da atividade fermentativa da levedura.
- Micro-organismos, energia e meio ambiente.
Os micro-organismos desempenham papéis importantes na produção de energia. O gás natural (metano) é um produto da atividade microbiana, provenientes das atividades metabólicas de micro-organismos metanogênicos. A biomassa microbiana e os materiais descartados nos lixo doméstico, excedentes na produção de grãos e produtos de excreção animal, podem ser convertidos em biocombustíveis como metanol e etanol. Os micro-organismos podem também ser utilizados na degradação de poluentes gerados pelas atividades humanas, processo denominado biorremediação microbiana
OS CAMINHOS DO DESCOBRIMENTO DA MICROBIOLOGIA
- As raízes históricas da microbiologia.
Em 1665 Hooke ilustrou dentre vario outros temas, as estruturas de frutificação de bolores. Essa foi a primeira descrição conhecida de micro-organismos. A primeira pessoa a visualizar bactérias foi o comerciante e construtor holandês amador de microscópios, Antoni Van Leeuwenhoek. Os Microscópios de Leeuwenhoek eram rudimentares quando comparados com os padrões atuais, mais pela manipulação e focalização precisas, ele foi capaz de visualizar bactérias, micro-organismos consideravelmente menores que bolores. Ele descobriu as bactérias em 1676. Somente durante a metade do século XIX, importantes avanços foram realizados na nova ciência da microbiologia. Assim emergiram dois gigantes no novo campo da microbiologia, o químico francês Louis Pasteur e o medico alemão Robert Koch.
...