A Importancia Do Brincar
Exames: A Importancia Do Brincar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dezza83 • 26/5/2014 • 353 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este artigo resgata os jogos e as brincadeiras presentes como forma contributiva de aprendizado e significação de mundo, às crianças em idade pré-escolar e nas séries iniciais da Educação Infantil.
O desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar é um longo processo no qual a criança vai construindo sua identidade e sua autonomia, vai ganhando condições para conhecer e se integrar ao espaço social que a cerca, ou seja, ela vai se socializando, enquanto se defronta com questões de ordem emocional, afetiva e intelectual.
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que sentem e pensam de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem primeiramente com a família e em seguida com o meio em que vivem, revelam seu esforço para compreender o mundo. No processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam-se das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre tudo aquilo que buscam desvendar. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim fruto de um intenso trabalho de criação e significação.
Gisela Wajskop (1998) baseada em trabalhos de Brougére (1997), Henriot (1989) e Vygotsky (1988), desenvolve a ideia de que a valorização do brincar na educação infantil esta associada a uma nova imagem de criança que vêm sendo construída em função do seu status social, a partir dos séculos XVI e XVII.
A pesquisa levanta questões a respeito de algumas competências profissionais necessárias para o trabalho pedagógico em escolas de educação infantil, optando pela pesquisa bibliográfica, o que levou aos temas desenvolvidos nesta pesquisa. Em primeiro momento a preocupação foi em definir o conceito de infância e como a brincadeira age com a socialização da criança no mundo ao qual esta inserida, depois se priorizou comentar da escola, do brinquedo e da cultura, o qual deve servir-se do contexto social ao qual a criança pertence e finalmente entender o processo de levar a brincadeira para dentro da escola sob a visão de muitos autores renomados.
Portanto, a proposta é de apresentar atividades lúdicas na aprendizagem, visto que elas possibilitam ao educando construir o conhecimento de forma significativo.
...