A LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Por: Flávia Oliveira • 24/7/2022 • Trabalho acadêmico • 1.793 Palavras (8 Páginas) • 85 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: CAMPO LIMPO PAULISTA
CURSO:LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Disciplinas norteadoras:
Ludicidade e educação
FLÁVIA OLIVEIRA IZIDORO DA SILVA
3068913402
TEMA:
GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
TUTOR A DISTÂNCIA:
MARIA CLOTILDE PIRES BASTOS
CAMPO LIMPO PAULISTA/SP
FLÁVIA OLIVEIRA IZIDORO DA SILVA
GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota do semestre.
Campo Limpo Paulista
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................. 4
DESENVOLVIMENTO...................................................................... 5, 6 e 7
PLANO DE AULA............................................................................. 7, 8 e 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................... 10
REFERÊNCIAS................................................................................... 11
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo tratar a importância e os benefícios da gamificação em atividades da Educação Infantil.
Buscamos cada vez mais a gamificação como uma alternativa para renovar as práticas que já se desgastaram e ainda estão em sala de aula. Ainda não há uma definição correta sobre o tema, pois ele é bem interativo.
A BNCC reconhece o papel importante que a tecnologia tem na educação e estabelece que o aluno deve fazer o uso correto das ferramentas e compreender o impacto da tecnologia na sociedade e nas pessoas.
Os professores devem buscar formas de despertar a curiosidade e motivar a participação dos alunos nas atividades escolares e a gamificação é um recurso que possui bastante eficácia, pois ajuda na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, colabora para o desenvolvimento de novas habilidades como a autonomia, capacidade para solucionar problemas e para trabalhar em equipe de uma maneira colaborativa.
Introduzir jogos na Educação Infantil permite a ligação entre o lúdico da infância, com brincadeiras, sonhos e regras do mundo dos adultos. A ludicidade atua como a maneira que as crianças entendem tudo o que acontece ao seu redor, entendem sobre o mundo. Conhecimentos, normas e acordos são estabelecidos através de jogos.
A gamificação pode ser explorada de várias formas, para atrair a atenção do aluno e fazer com que participe das atividades. O professor pode fazer várias dinâmicas com a turma, trabalhando a partir de missões e desafios, utilizar elementos de games para promover atividades, como por exemplo: criar missões, desafios, rankings, pontuações e muito mais...
Incluir a gamificação na Educação Infantil é uma estratégia para tornar todo o processo de aprendizagem mais engajador, eficiente e chamativo, o problema é que nem todas as escolas, professores e a equipe pedagógica sabem como utilizar e usufruir da melhor maneira essa ferramenta com as crianças em sala de aula.
Nesse trabalho mostrarei maneiras de aplicar a gamificação na educação infantil, explicarei como funciona a gamificação, todos os seus benefícios e irei abordar as possibilidades de trabalho a partir de sua utilização.
DESENVOLVIMENTO
Por muitos anos a educaçao era vista sob olhares rígidos. Não havia espaço para momentos descontraídos com brincadeiras e jogos, os alunos deveriam passar a maior parte do tempo sentados, ouvindo tudo o que o professor dizia e copiando tudo o que passava no quadro. Atualmente, com o avanço da tecnologia, os processos educacionais passaram a permitir uma liberdade para os professores e alunos, criando conteúdos e materiais para ter uma forma de aprendizado mais amigável.
Com o passar do tempo foram criadas diversas metodologias para tornar a sala de aula um ambiente mais dinâmico e melhorar a aprendizagem dos estudantes em todas as idades. No meio de tantos avanços e com a criação de diversas metodologias, a ferramenta que está ganhando cada vez mais destaque é a gamificação.
A gamificação é uma alternativa aos pontos negativos que afetam a educação, como o desinteresse, ela pode ser entendida a partir da compreensão de ludicidade. Utilizamos a expressão no conjunto de jogos e brincadeiras aplicados, principalmente na Educação Infantil. Gamificar é criar dinâmicas e recursos para engajar os alunos para atingirem um determinado objetivo, ela torna a aula mais atraente e produtiva, ajuda a promover na resolução de conflitos, interatividade, no alcance de objetivos e na linguagem tecnológica. A BNCC já compreende os jogos como parte do universo das crianças e adolescentes dessa nossa nova geração.
Ela é uma estratégia, incorpora o universo dos games no processo de educação, estimula na busca pelo conhecimento, motiva a criança para aprender, os alunos aprendem fazendo a ligação da atividade ao jogo e acabam sentindo prazer ao passar de fase, receber recompensas e descobrir coisas novas e dessa forma ocorre a aprendizagem.
Para aplicar a gamificação na Educação Infantil o professor pode incluir vários tipos de jogos e estratégias que apresentem elementos de jogos para despertar o interesse dos alunos. A ludicidade presente em cada atividade deve ser aplicada de acordo com a faixa etária de cada público. Outra forma de aplicar a gamificação é a inserindo personagens na sala de aula, pois são um ótimo atrativo.
A gamificação para as crianças pode incluir um jogo que tabuleiro em que jogando, avancem casas para formar palavras, e essa será uma maneira de auxiliar na alfabetização, uma caça ao tesouro com várias pistas escondidas na escola ou sala de aula também despertam a curiosidade dos alunos, levando-os a ir em busca da recompensa do jogo. O ato de brincar proporciona às crianças oportunidades de interagir, explorar, expressar, entre outras coisas, e os professores devem disponibilizar espaços que promovam o desenvolvimento de cada aluno.
...