TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Estratégica de Suprimentos

Por:   •  11/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Maico César Ferreira Cardoso

Logística 3 período

1-Explique como deve acontecer a logística integrada (sua essência) na cadeia de suprimentos.

Deve haver Interação entre logística e marketing;

Fluxo de produtos e informações;

Melhoria dos custos e serviços;

Coordenação e colaboração entre os integrantes;

Compartilhamento de informações com os fornecedores;

2-Dê o conceito de cadeia de suprimentos.

A Cadeia de Suprimentos é um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoques, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor.

3- Por que muitas empresas possuem um canal logístico reverso?  Algumas podem ser obrigadas a ter um canal logístico reverso?

 É uma forma de se preocupar com o descarte ecologicamente correto, e muitas empresas têm utilizado a logística reversa como uma grande estratégia em seu planejamento de negócio, e ainda como forma de diminuir seus custos.

Sim pois em alguns seguimentos é de suma importância a coleta para descarte do material já usado ou danificado.

4-Descreva o canal logístico reverso de um produto ou serviço a sua escolha.

Canal Reverso de PósConsumo: Embalagens Descartáveis Outro exemplo de canal reverso de importância econômica crescente é o das embalagens em geral, sejam elas primárias ou de contenção dos produtos, secundárias ou de contenção das primárias ou unitizadas para o transporte. Trata se de um segmento que tem se adaptado e contribuído de forma significativa para as modificações mercadológicas e logísticas requeridas na distribuição física, garantindo elevada eficiência e tornandose também altamente descartável. Importantes conteúdos tecnológicos têm sido introduzidos nesse segmento industrial para tornar essas embalagens mais leves, transparentes, seguras e baratas, melhorando as condições promocionais dos produtos, adaptandoas às novas condições de vida da sociedade moderna e facilitando as condições de distribuição física. Pelo crescimento extraordinário de seu uso nas sociedades modernas, esse segmento representa um dos mais importantes canais de distribuição reversos, mediante a revalorização pelo sistema de reciclagem dos materiais constituintes. As embalagens descartadas pela sociedade apresentam uma considerável e negativa 'visibilidade ecológica' em alguns centros urbanos, devido ao grande crescimento de sua utilização, sendo muitas vezes dispostas impropriamente, gerando poluição, mas oferecendo, ao mesmo tempo, importantes oportunidades econômicas. Constituem um exemplo de um conjunto de atividades comerciais, industriais e de serviços, com importante potencial de desenvolvimento tecnológico, estruturação e organização de seus canais de distribuição reversos, desde que sejam equacionados seus fatores logísticos restritivos, a coleta e a consolidação dos produtos descartados. As considerações sobre as vantagens e as restrições das embalagens descartáveis, suas características como produto logístico de baixa densidade e suas consequências, sua influência no aumento do lixo urbano, os problemas envolvidos na coleta desses bens de pósconsumo, os níveis de organização logísticos e econômicos de seus canais de distribuição reversos e a comparação com as embalagens denominadas 'retornáveis', entre outros aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (550.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com