TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Música em Sala

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Elabore um quadro comparativo entre os educadores: Dalcroze, Kodály e Willems. No quadro você precisará apresentar:

1) Os conceitos básicos da proposta de cada educador (este deverá ser o item mais importante e completo da tabela, nele deve estar claro as características principais da metodologia de cada autor. Lembre-se que um quadro comparativo bem feito será importante para seu estudo futuro para as avaliações.)

2) As semelhanças entre as propostas, se existirem.

3) As diferenças entre elas.

4) O período e nacionalidade de cada um.

5) Os desdobramentos, influência e aplicação de tais pedagogias nos dias de hoje. (Atualmente existem educadores, pesquisadores ou centros de estudo que se dedicam a metodologia de tais autores? Faça uma pesquisa e aponte os resultados.)

Depois de concluir seu quadro comparativo, poste-o no Portfólio. O quadro deve ser postado exclusivamente em formato PDF.

Émile Jacques-Dalcroze (Suiça,1865-1950)

Procurava desenvolver a união da música com o movimento, com a escuta ágil e ativa. Ele ratifica que a música não é ouvida apenas com os ouvidos e sim, reflete por todo o corpo, da mente até as batidas do coração, sendo que o corpo tem papel muito relevante no ensino musical. Ritmo, solfejo e improvisação fazem parte das propostas de Dalcroze para o desenvolvimento musical das crianças, jovens e adultos.

Zoltán Kodály (Hungria, 1882-1967)

Procurava desenvolver a pratica de canto em grupo e coletivo e também habilidades de percepção auditiva. Ele defendia que a musica pertencesse a todos. Para ele a pratica de canto tem papel mais importante que a prática instrumental sendo que a  prática vocal em grupo,o treinamento auditivo e o solfejo são atividades centrais para esta metodologia. A experiência musical antes da teoria, criatividade, movimentos corporais, desenvolvimento intelectual e emocional, são partes que também pertencem à abordagem proposta por ele.

Edgar Willems (Suiça, 1890-1978)

Procurava desenvolver a habilidade auditiva e canto em grupo. Para ele, quem acreditava na música também acreditava na provável harmonia entre os homens. Desenvolveu também uma proposta de ensino musical  as crianças a partir de 3 anos de idade.Para ele,“a escuta é a base da musicalidade” e o estudo da audição foi um

Dos pontos fundamentais abordados em sua proposta. Procurou construir conexões entre o som e a natureza humana a partir dos aspectos: sensorial, afetivo e mental.

Émile Jacques-Dalcroze (Suiça,1865-1950)

Zoltán Kodály (Hungria, 1882-1967)

Edgar Willems (Suiça, 1890-1978)

Conceitos básicos de proposta

Rítmica, corpo e movimento. União da música com o movimento corporal, a escuta ágil e ativa

Voz cantada, canto coletivo,habilidades de percepção auditiva e solfejo

A escuta é a base da musicalidade. Audição, sensibilidade e inteligência. Conexões entre o som e a natureza

Semelhanças entre as propostas

A inclusão da música com outras formas de expressão A prática vem antes da teoria. Motivação, o prazer, os aspectos lúdicos do aprendizado passam a ser muito valorizados, assim como os processos de aprendizagem, mais que dos resultados.

Diferenças de propostas

O corpo tem papel inicial mais relevante no ensino musical

Experiência musical antes da teoria

A prática do canto é mais relevante que a prática instrumental

Desdobramentos e influências

Euritmia – método estruturado, com lições detalhadas e exercícios sugeridos

Sistematizou material folclórico, Sistema de solfejo relativo

Inteligência auditiva:

Comparação, julgamento, associação, análise, síntese, memória, imaginação criativa  e escuta interior

Aplicações nos dias de hoje

Solfejo oral e corporal, apreciação rítmica,

Criatividade, improvisação, exercícios de flexibilidade

Canto, solfejo rítmico e melódico, improvisação  com  palavras  e rimas, e a execução do canto coral através de canções da música

folclórica e clássica

Experiência prática: viver a música através da afetividade, aspectos  fisiológicos,  afetivos  e  mentais  manifestam-se  nos  elementos

essenciais da música

Pesquisadores ou centros de estudo que se dedicam a metodologia

O método Dalcroze foi implantado no Brasil em 1937 no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro

A educadora Marli Batista Ávila fundou em 1993, em São Paulo, a Sociedade Kodály do Brasil (SKB), filiada à Sociedade Kodály Internacional

Educadora Carmen Maria Mettig Roch  dirige no Brasil  o IEM – Instituto de Educação Musical, fundado em 1992, em Salvador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com