A PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DE PRÁXIS
Por: leticialouzada • 10/6/2021 • Trabalho acadêmico • 341 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DE PRÁXIS (PE: TP)
POSTAGEM 1
ATIVIDADE 1 – TEXTO DISSERTATIVO
Letícia Araújo Louzada - 0537679
Polo Unaí
2021
TRAJETÓRIA DE PRÁXIS
É muito comum ouvir dos professores, diretores, coordenadores e funcionários a atribuição de culpa pelo fracasso escolar, pela indisciplina, pela violência e por vários outros problemas apresentados pelos alunos, basicamente a duas esferas: 1) à família, com ênfase na estrutura da família e na falta de educação doméstica; 2) à conjuntura social, política, econômica e cultural, com ênfase na pobreza, no desemprego e no excesso de violência no local em que moram.
Como foi contado no caso do professor André, o aluno Carlos se encaixa na primeira e segunda esfera. O aluno, morador de uma comunidade localizada em um bairro próximo a escola, o avô era responsável, já que a mãe tinha problemas mentais e o pai, junto com aos irmãos, estavam presos em uma penitenciaria a muitos anos. Com vários prolemas em casa, essa acaba sendo a base do adolescente, sua vivência o faz pensar que a sua vida deve ser assim, que esse é o seu futuro.
Uma professora afirma, no caso, que na escola onde o aluno estudava, aprovavam alunos indisciplinados para “livrar a escola de alunos problema’’.
Em minha opinião, essa não seria a melhor opção, pois faz com que esses alunos tenham um sentimento de que o pouco que fazem já é o suficiente, sendo assim, desacredita o aluno do potencial dele, impossibilitando que eles cresçam. O adequado seria, com projetos escola e comunidade, algo com que mostre para esses alunos o quanto são capazes, e que podem chegar mais longe do que imaginam.
A violência está por todo lugar, até mesmo nas escolas. Transtornos mentais e comportamentais têm levado milhares de professores a se afastar das escolas. “ O Brasil foi colocado para debaixo do tapete as politicas docentes, como se fosse apenas uma pauta sindical. Talvez seja o maior desafio da educação brasileira, é ajudar esse professor a ser o profissional que a gente tanto precisa”, afirma a presidente executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.
...