A Perspectiva Modernizadora e o Encontro de Araxá e Teresópolis
Por: messynho1 • 15/8/2018 • Projeto de pesquisa • 2.091 Palavras (9 Páginas) • 534 Visualizações
A perspectiva modernizadora e o encontro
de Araxá e Teresópolis
A primeira vertente, denominada por Netto
(2004) como perspectiva modernizadora, é assim nomeada devido à tendência da categoria a se modernizar, atendendo aos ditames do Estado.
Os assistentes sociais buscavam a modernidade para atender a um novo padrão de exigência
para o seu desempenho nas empresas estatais, e/ou nas empresas e organizações de natureza privada
– um profissional com postura moderna, ajustadoàs normas hierárquicas dos seuscontratantes
Os assistentes sociais adotaram novos modelos de ação para responder às demandas formais e burocráticas, garantindo a reprodução profissional.
Seminário de Araxá – 1967
Dividido em três capítulos, o documento de Araxá expõe a participação de trinta e oito assistentes cujas discussões versaram sobre o bem-estar da sociais no Seminário de Teorização de Araxá, população, mediante constatação de que o Serviço Social era uma profissão voltada para os ajustamentos dos indivíduos e suas famílias, ou seja, cabia aos profissionais de Serviço Social recuperar, desenvolver, promover os grupos sociais para que os mesmos pudessem se integrar à sociedade.
A estruturado documento
Capítulo I - Considerações sobre a natureza do Serviço Social: objetivos do Serviço
Social, funções do Serviço Social;
Capítulo II – Metodologia de ação do Serviço Social: adequação da metodologia às funções do Serviço Social, Serviço Social de caso, Serviço Social de grupo, desenvolvimento de comunidade, integração do Serviço Social, utilização da administração em Serviço Social;
Capítulo III - Serviço Social e realidade brasileira o documento de Araxá indica o teor dos debates empreendidos pelos assistentes sociais no seminário realizado em março de 1965. (CBCISS, 1986, p. 17)
No documento de Araxá está contida a preocupação com a criação de novas configurações de atuação, de forma a garantir mais eficiência ao profissional e superar os métodos tradicionais de caso, grupo e comunidade, assim como estabelecer novos objetivos profissionais.
É dessa forma que aparece nas propostas de discussão a natureza do Serviço Social, o objetivo remoto e os objetivos operacionais, as funções do Serviço Social e a administração em Serviço Social.
O objetivo remoto é identificado como o mais geral da profissão, tal como valorização e dignidade do homem. está calcado nos postulados da profissão, baseados no Neotomismo (dignidade da pessoa humana, sociabilidade e perfectibilidade).
Os objetivos operacionais são os objetivos que direcionam a ação profissional de planejamento, coordenação de obras, atendimento preventivo, entre outros.
Netto (2004) identifica na esfera da macroatuação proposta pelos assistentes sociais em Araxá, uma preocupação em romper com a função de mero executor das políticas sociais, e de profissional da ajuda de atuação psicossocial. Apresenta-se uma nítida preocupação de promover o Serviço Social à esfera da participação, como de programador e planejador das políticas sociais.
O caráter funcionalista, integrador, fica patente no documento, pois as discussões profissionais giraram em torno da preocupação de estabelecer uma metodologia capaz de promover o Serviço Social, tirando-o de uma posição subalterna de executo de políticas públicas ou de profissional da ajuda.
Seminário de Teresópolis – 1970
Os resultados do Seminário de Teresópolis também foram editados pela CBCISS, sendo contemplados como Documento de Teresópolis que apresenta o teor das discussões e palestras em duas partes, assim identificados:
Relatório A – concepção científica da prática do Serviço Social; aplicação da metodologia do Serviço Social;
Relatório B – concepção científica daprática do Serviço Social; aplicação da metodologia do Serviço Social;
Este evento foi realizado para atender a necessidade que os assistentes sociais tinham de estudar a “metodologia do Serviço Social face à realidade brasileira”. (CBCISS, 1986, p. 53) Esta necessidade foi detectada através de opiniões de profissionais, colhidas durante os eventos ocorridos em 1968 sobre o documento de Araxá O Seminário de Teresópolis foi organizado por Helena Iracy Junqueira, Edith Motta (coordenadora), Maria Augusta de Luna Albano, Maria das Dores Machado e José Lucena Dantas, com a participação de mais 28 assistentes sociais.
Tabela 1 – Demonstrativa da prática do assistente social
Seminário de Teresópolis
- Fenômenos observados na prática do Serviço Social.
- Subnutrição
- Alto índice de natalidade
- Variáveis dos fenômenos
- Subnutrição
- 1. Tabus alimentares
- 2. Hábitos alimentares inadequados
- 3. Baixa renda
- Alto índice de natalidade
- 1. Falta de educação sexual
- 2. Valores religiosos
- 3. Padrões culturais
- 4. Abandono do menor
- 5. Falta de planejamento familiar
Funções do Serviço Social
- Subnutrição
- 1. Substituição de hábitos alimentares
- 2. Assistência financeira
- 3. Planejamento social
- Alto índice de natalidade
- 1. Participação em programa de planejamento familiar
- 2. Orientação familiar ecriação de recursos
- 3. Substituição de valorese padrões de comportamento. Fonte: documento de Teresópolis (CBCISS, 1986)
- Pela análise fica visível a preocupação dos assistentes sociais em efetivarem uma prática eficiente, que possibilitasse solucionar os problemas sociais. A tabela não contém nenhum componente referente a políticas públicas ou ainda à sociedade capitalista.
Exposta de forma breve, uma síntese dos documentos de Araxá e Teresópolis, é possível afirmar que prevalece nesse período dos anos de 1960 e início de 1970, uma visão reducionista da profissão, sendo o assistente social um técnico do governo capaz de manipular minimamente os instrumentos e técnicas necessários para intervir na vida das camadas mais pobres da sociedade, levando-as a integrarem-se nos planos do governo.
...