A Perspectiva do Meio Ambiente
Por: Celso Pertile • 31/10/2017 • Trabalho acadêmico • 783 Palavras (4 Páginas) • 256 Visualizações
PERSPECTIVA DO MEIO AMBIENTE
A perspectiva do meio ambiente é a capacidade de mudança da cultura e do clima da organização, para isso é preciso inovar, tendo flexibilidade com as mudanças inconstantes do meio ambiente; aceitar novas ideias seja elas intraorganizacional ou extraorganizacional; conhecer e compreender o passado e o presente da organização (compreender e compartilhar os objetivos da organização com todos os participantes); ter a capacidade de compreender o meio ambiente e integração entre os participantes. Assim mudando-se a cultura e não a estrutura da organização.
CONCEITO DE MUDANÇA
Os tempos de hoje reflete um ambiente em continua mudança. O ambiente exige das organizações que nelas estão envolvidas uma grande capacidade de adaptação, como a condição de sobrevivência dessas organizações. “A década da explosão”, (década de 60), foi criando-se o desenvolvimento organizacional.
1 – No geral o ambiente era dinâmico pela expansão das comunicações, dos conhecimentos e das tecnologias, que impôs exigências diferentes entre a administração e os participantes, assim mudando o relacionamento entre eles.
2 – O ambiente empresarial produz novas exigências para o administrador, em virtude da internacionalização dos mercados, do “marketing” e “staff”.
3 – À medida que as condições humanas melhoram, mudam os valores anuais.
Chegamos à conclusão de que “apenas esforços isolados, lentos e gradativos de se taparem alguns buracos da organização são insuficientes para se levar o barco à diante”.
Torna se necessárias estratégias de longo prazo para o desenvolvimento de climas dentro da organização, como lidar com as organizações, como lidar com as relações, comunicações e informações que sejam transformadas com as exigências previstas ou não previstas no futuro. A partir dai que surgiu “o desenvolvimento organizacional”.
O processo de mudança vem de forças externas ou internas à organização. As forças externas que fornecem ao ambiente novas oportunidades para o ambiente econômico, politico, social, legal e tecnologias. E criam a necessidade de mudança organizacional interna, que devem ser planejadas para que as condições externas não abalem o equilíbrio estrutural interno das organizações.
As forças internas induzem mudanças comportamental e estrutural. Essas forças de mudança representam a perturbação dentro da organização em condições de mudanças, sempre que a organização lute pela sobrevivência é preciso desenvolvimento organizacional.
Cada período cria-se uma forma organizacional mais adequada para o momento. As organizações tem que ser reconstruídas em função das mudanças que estão acontecendo no mundo moderno, assim sendo feitas com planejamento e não ao acaso.
Conceito de desenvolvimento
Toda organização tende a desenvolver-se e crescer por fatores internos e externos. Esse é um processo lento e gradativo, assim lhe permitindo:
1 – um conhecimento real de suas possibilidades;
2 – um conhecimento real do meio ambiente;
...