A Previdência Social x Previdência Privada
Por: 162224 • 20/9/2020 • Trabalho acadêmico • 412 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO
SAMUEL DE JESUS OLIVEIRA
Previdência Social x Previdência Privada
SAMUEL DE JESUS OLIVEIRA
Previdência Social x Previdência Privada
Trabalho da disciplina de Remuneração e Benefícios apresentado ao Centro Universitário Jorge Amado, para obtenção de nota parcial.
Professor: Bruno Teixeira.
A ideia central da previdência é o ato de se precaver, de pensar no futuro com reserva financeira, tendo em vista a incerteza fiscal e econômica. Têm dois tipos de previdência: social e privada. E ambas são comuns e muito utilizadas pelo contribuinte brasileiro (Federação Nacional da Previdência).
Em um estudo de análise da viabilidade econômica, MARTINS et al, relatam que a previdência social é um seguro controlado pelo governo e repassado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores. Dessa forma, pode-se garantir a aposentadoria e amparo financeiro em situações de acidentes, doenças e gravidez. Ao analisar os tipos de filiação a previdência têm-se os seguradores obrigatórios, incluindo empregados domésticos, produtores rurais, assentados e trabalhadores avulsos em que a porcentagem já é descontada na folha de pagamento de acordo o salário em que o indivíduo recebe. E os seguradores facultativos, compõem o grupo de pessoas maiores de 16 anos que não possuem renda própria, mas têm interesse em contribuir com a previdência social.
MARTINS et al, ainda em seu estudo definem a previdência privada como um pagamento extra, complementando a renda, por isso também é chamado de previdência complementar. Regido por entidades fechadas de previdência complementar, nesse projeto o indivíduo contribuinte forma a sua reserva individual por um período estabelecido e no final deste o beneficiário recebe o saldo acumulado, ou em formas de parcelas mensais.
O principal objetivo de uma pesquisa salarial é conhecer os níveis praticados pelas empresas que trabalham num mesmo ramo de atividade, ou em atividades paralelas que sejam de alguma maneira relacionadas com a atividade principal da empresa interessada.
A pesquisa salarial é muito importante, pois visa verificar o comportamento e alinhamento da empresa em relação ao mercado. Fornecem dados como, por exemplo, se o salário e verbas da empresa estão na curva de crescimento ou se precisa de reajustes, gerando informações confiáveis, auxiliando a área de Recursos Humanos a manter uma política bem definida de pagamento dos funcionários.
Referências Bibliográficas
FEDERAÇÃO NACIONAL DA PREVIDÊNCIA. Dados Estatísticos do Segmento de Pessoas. FenaPrevi.
MARTINS, I. S; SIRACAVA, K. R; FELIX, V. C. B; TANNÚS, S. P. Plano de previdência: social ou privada – uma analise de viabilidade econômica para o contribuinte individual. SIMPOSIO DE
...