A Psicologia, Ciência e Profissão
Por: Leida Gonçalves • 8/11/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 117 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera de Pelotas
Psicologia, Ciência e Profissão
Julcinara Silva
RA: 36851812870
Leida Margarete Gonçalves
RA:349195212870
7 DE NOVEMBRO DE 2019
Nome : Giovana Dela Grano da Silva Alves.
Formada: Janeiro de 2009
Área que atua: Clínica e docência.
Perguntas...
- Qual sua linha teórica?
Psicanalise (Psicoterpeuta de Orientaçao Analitica) - Qual sua metodologia de trabalho ?
Atendimento individuais baseados na teoria/técnica psicanalítica aplicada a psicoterapia. - Porque escolheu essa área para atuação ?
Por preferência, fiz especializações. Atua com adultos e alguns adolescentes a partir dos 16 anos - Já pensou em trabalhar com criança ?
Sim, mas requer mais recursos e especializações, no futuro posso atender. - O paciente com diagnóstico com depressão tem seu tratamento interrompido, qual serão suas consequências ?
Depende do paciente, depende de cada caso. A depressão é um transtorno mental, a pessoa deprimida está sofrendo alterações químicas no cérebro, um desequilíbrio que desencadeiam sentimentos negativos. E cada pessoa dependendo da sua resiliência irá reagir de uma forma.
Pacientes com transtorno depressivo leve ou moderado pode não ter consequências graves, pode ter parado por estar se sentindo melhor. Mas precisamos alertar que a depressão pode voltar e tentar saber se for por uma questão financeira, tentar reajustar o valor.
Porém pacientes com transtorno depressivo grave, trás risco para si e para outros, nestes casos precisamos buscar o acompanhamento e auxílio familiar. Pois com o paciente grave, ligar para ele e tentar argumentar, explicar pode não adiantar. - Que fatores desencadeiam a depressão?
Precisamos primeiramente entender que é uma doença, como diabetes, pressão alta, ou qualquer outra doença, algo está funcionando mal e neste caso é o cérebro.E o cérebro pode precisar de ajuda para voltar a funcionar normal. Anedonia é a dificuldade de achar prazer nas coisas.
Existem neurotransmissores que levam informações aos neurônios, quando eles estão desequilíbrio está instalada a doença. Se essas substâncias estiverem baixas, não terão prazer em nada, mas tem pessoas que com exercícios físicos, atividades prazerosas, terapia, conseguem voltar a ter uma vida normal. Já outras precisam de intervenção medicamentosa para que a serotonina e a noradrenalina tragam de volta o equilíbrio químico ao cérebro.
E existem componentes externos, genéticos e biológicos. Quando não há depressão o cérebro pode reagir diferente a emoções negativas, muda de pessoa para pessoa.
Algumas a chuva já as deixa depressivas, outras a perda de um familiar, o término de um relacionamento.
O nascimento de um filho é uma alegria, mas pode acontecer um desequilíbrio de substâncias que em algumas mulheres podem gerar uma depressão pós parto. - Quanto tempo em média dura o atendimento de uma sessão?
Sessões de 50 minutos. Que podem ser uma vez por semana, quinzenais, ou 2 vezes por semana (nunca atendi com frequência maior do que 2 vezes na semana, a não ser em situações muito específicas por um período específico de tempo). - E quanto tempo pode durar o tratamento?
O tempo médio que dura um atendimento é relativo e depende do contrato verbal estabelecido com o paciente, das suas estruturas psíquicas e do foco/objetivo estabelecido. A terapia pode durar 6 meses, 1 ano, 2 anos... até mesmo um pouco mais (que seriam as psicoterapias de longo prazo). Eu, especificamente, tenho pacientes comigo há 4, 5 anos e outros que ficaram pouco tempo se tiveram alta (ou se deram alta hehe).
...