A Psicologia da Educação
Por: BrunoMonteiro100 • 31/5/2020 • Trabalho acadêmico • 379 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
Psicologia da Educação
Disciplina: Psicologia da Educação
Tutor: Cristiane Regina Tozzo RA: 8085059
Aluno(a): Bruno Monteiro Chaves
Unidade: Polo Goiânia
Possibilidades
Limitações
BEHAVIORISMO / NEOBEHAVIORISMO
Seria possível para o professor entender e observar o comportamento dos alunos em sala de aula, bem como moldá-los por meio dos estímulos condicionados, e assim melhorar seu comportamento ou o ensino para aprendizagem.
Um professor, vencido pela insistência do aluno no erro, acaba por reforçá-lo negativamente. As limitações se dão pelo fato do Behaviorismo de Watson e Skinner se atentar apenas aos aspectos comportamentais observáveis, sem levar em conta a subjetividade do aluno.
PSICANÁLISE
A relação entre aluno e professor podem favorecer o aprendizado quando o educando gosta e confia no educador. Dessa forma, a figura do professor e sua significação para o aluno passam a ser a chave para o aprendizado.
Quando o aluno não possui um afeto positivo pelo professor terá dificuldade de aprendizagem e se o professor, mesmo inconscientemente, não possuir afeto pelo aluno isso pode se tornar uma relação de distanciamento, recusa e não envolvimento.
HUMANISMO
Possibilita que os alunos observem o conteúdo e interpretem, a partir da sua percepção, podendo ainda compreender os objetivos do que foi transmitido, de forma que possam ir muito além daquilo que os olhos veem, isto é, além do que os elementos sensoriais indicam.
O aluno se prende à sua própria percepção, podendo deixar de interpretar de forma mais ampla e limitando a sua aprendizagem.
GESTALT
Nessa abordagem o aluno deve ser livre para expressar seus sentimentos estabelecendo uma aprendizagem que se volte à originalidade, à criatividade, à autonomia e a auto iniciativa na busca de conhecimento.
Ao professor cabe criar um ambiente que estimule o aluno a manter-se motivado a aprender. É preciso que o professor seja muito preparado para, juntamente com os alunos, traçar um método adequado para suas realidades.
...