A Resenha Crítica
Por: Eliel Aquino Ribeiro • 27/3/2019 • Resenha • 496 Palavras (2 Páginas) • 104 Visualizações
ANZOATEGUI, S. D.; CORDEIRO, M. J. J. A. A doação de Sangue e o Programa Saúde Escola: a educação em saúde estimulando a cidadania. In: Atas do X ENPEC, Águas de Lindóia – SP, 2015. Disponível em: < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1963-1.PDF >. Acesso em: 25 jun. 2018.
Esta obra literária trás à tona, um dos temas mais abrangentes nesta sociedade, a doação de sangue, com o incentivo de politicas educacionais para a ocorrência do mesmo. Tendo em vista que, este conceito envolve temas transversais que podem ser abordados nas séries do ensino fundamental.
O artigo é dividido em: Introdução; Metodologia; Resultados e Discussões; Considerações e Referências Bibliográficas. Esta obra tem em sua totalidade oito páginas.
Na Introdução, ocorre uma pequena abordagem sobre a educação em saúde e educação em ciências, com o sub – tópico captação de doadores: cidadania e educação em saúde e também caracteriza – se pela presença do referencial teórico. Na Metodologia, a utilização de levantamento bibliográfico para possível discussão sobre a inserção da temática doação de sangue e/ou programas/políticas no ambiente escolar.
Resultados e Discussões, onde foi possível compreender que seria importantíssima a inserção da temática, tornando os alunos mais sensíveis à prática da cidadania e percepção maior do sentido de solidariedade. Nas Considerações, onde os autores enfatizam sobre a possível melhora da qualidade de vida, se este tema for cada vez mais evidenciado. E nas Referências Bibliográficas, o conjunto de abordagens teóricas no artigo.
O conteúdo abordado vem salientar ao convívio escolar a importância da prática da cidadania pelos alunos e a sociedade quanto à importância da prática da doação de sangue, mas nem sempre isso funciona, pois os alunos podem entender sobre a temática e até mesmo querer entrar no projeto, mais é preciso fazer com que essa política não seja só na escola, teria que chegar aos lares, às famílias, aos bairros, à cidade de modo geral, pois os alunos de séries do ensino fundamental são completamente dependentes de seus pais e/ou responsáveis. Na composição metodológica do artigo, com a utilização de levantamento bibliográfico, o mesmo tornou – se muito técnico, com dificuldade para se interpretar, poderia ter uma forma mais dinâmica ou didática para se colher os resultados.
Recomendo esta obra para discentes de graduação que estão com o desejo de realizar seu TCC nas áreas de educação em saúde e educação em ciências, visto que, são áreas de boa atuação com o envolvimento de temas transversais que corriqueiramente podem ser aplicados em sala de aula.
O artigo foi escrito por dois autores, sendo eles: Simone de Deus Anzoategui, Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Especialização em Saúde do Trabalhador e Saúde da Família; e Maria José de Jesus Alves Cordeiro, possui Graduação em Pedagogia, Mestrado (1999) e Doutorado (2008) em Educação. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Esta resenha crítica foi escrita pelo discente Eliel Aquino Ribeiro, do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Naturais, da Universidade Federal do Pará – UFPA.
...