A Revolução da Indústria ao Passar dos Tempos
Por: Gabriela Mugart • 25/4/2021 • Artigo • 2.528 Palavras (11 Páginas) • 146 Visualizações
Artigo Indústria 4.0 vs Industria 3.0 A revolução da Indústria ao Passar dos Tempos
Resumo
. Há uma análise de tecnologias informativas primárias e equipamentos de tipos de produção a serem usados nas empresas de design de itens da Indústria 3.0 e da Indústria 4.0 de fábricas inteligentes. É claro que o conhecimento e as habilidades dos trabalhadores da produção estão em evolução para funções analógicas completas de trabalho em empresas digitais equipadas com sistemas cibernéticos e físicos. Produções cibernéticas e físicas são criadas para automatizar profundamente a Indústria 4.0, fábricas inteligentes e processos tecnológicos de fabricação de itens. As produções são aplicadas em empresas digitais onde os princípios de funcionamento são baseados na implementação de tecnologias humanas na atividade de produção. Existe um esquema de interação do operador e da máquina de controle numérico, que são aplicados na indústria 3,0 empresas. Há um esquema de sistema cibernético e físico e interação do operador na Produção digital da Indústria 4.0
Abstract
There is an analysis of primary information technologies and types of production equipment to be used in the item design companies of Industry 3.0 and Industry 4.0 of smart factories. It is clear that the knowledge and skills of production workers today are sufficient for full job functions in digital companies equipped with cyber and physical systems. Cybernetic and fabricated productions are manufactured to deeply automate Industry 4.0, smart factories and technological item manufacturing processes. The productions are applied in digital companies where the operating principles are based on the implementation of human technologies in the production activity. There is a scheme of interaction of the operator and the numerical control machine, which are informed in the industry 3.0 companies. There is a cybernetic and physical system scheme and operator interaction in Industry 4.0 digital production
Introdução
Durante a Feira de Hannover, de 2012, foi apresentado ao Governo Federal Alemão e ao Mundo um novo modelo de indústria altamente tecnológico e totalmente integrado com a Internet Global, a Indústria 4.0. A multinacional BoschⓇ em parceria com a Academia Alemã de Ciência e Engenharia expuseram o projeto estratégico contendo um conjunto de recomendações para modernização e otimização da forma de produção, com menor custo produtivo e maior controle de todas as operações, que são monitoradas em tempo real.
Os conceitos expostos na Feira, uma das maiores do Mundo e referência na área de inovação fabril, rapidamente foram estudados e colocados em prática pelas maiores produtoras, e atualmente qualquer empresa de ponta, dominante do mercado, utiliza dessas inovações em sua logística e/ou chão de fábrica.
O presente artigo busca apresentar conceitos introdutórios deste moderno modelo fabril e destacar as diferenças e avanços tecnológicos em relação ao método produtivo amplamente utilizado durante a segunda metade do século passado, a usualmente chamada Indústria 3.0.
Conceito
A manufatura avançada ou mais conhecida como indústria 4.0, chamada também de a quarta revolução industrial, é marcada pela mudança no processo de manufatura, produto, design e operações relacionados à produção (FIRJAN).
A indústria 4.0 acontece, pois ela faz com que ocorra a digitalização das atividades industriais, utilizando tecnologias de ponta no processo produtivo facilitando assim e melhorando a produção no geral. Uma das principais características é a integração e o controle da produção através da internet, onde os mundos virtuais e físicos se fundem dentro de uma planta industrial, esse tipo de empresa é chamado de indústria inteligente.
A indústria inteligente ou indústria 4.0 tem vários dispositivos localizados em diferentes lugares da empresa ou até mesmo em plantas industriais diferentes, que compartilham informações de forma instantânea, otimizando tempo e deslocamento da logística (CNI).
Os principais tipos de tecnologias que estão por trás da revolução industrial e são utilizados, são, a internet, o armazenamento de dados em nuvem, a robótica avançada, inteligência artificial entre outros (CNI), que são as principais características da indústria 4.0.
Componentes, Chaves da Indústria 4.0
Para a formação de uma indústria inteligente, existem quatro requisitos que são importantes considerar para a implementação da indústria 4.0, sendo eles:
I) CPS - Cyber Physical Systems : São sistemas que permitem a fusão dos mundos físico e virtual, através de computadores ligados a redes que controlam os processos físicos gerando respostas instantâneas. O que compõem os CPS são: uma unidade de controle, que comanda os sensores e atuadores, tecnologias de identificação, mecanismos de armazenamento e análise de dados (FIRJAN);
II) Iot - Internet das Coisas: É um tipo de rede de objetos físicos, sistemas, plataformas e aplicativos com tecnologia para comunicar, sentir e interagir os ambientes internos e externos. Permitindo que as coisas interajam umas com outras e que tomada de decisões sejam feitas (FIRJAN);
III) (IoS) . Internet of Services: Quando a rede da IoT funciona perfeitamente, os dados processados e analisados em conjunto agregaram um enorme valor. Novos serviços serão introduzidos ou haverá o melhoramento dos que já existem. Quando integrados, serão mais fáceis e simples de serem compreendidos, já que a experiência como um todo se torna mais palpável. Quando são isolados, serão muito mais complexos e mais difíceis de serem compreendidos (FIRJAN);
IV) (Smart Factories) Fábricas Inteligentes: Esse tipo de fábricas inteligentes, os CPS serão empregados nos sistemas produtivos gerando vários ganhos de eficiência, tempo, custos e recursos se comparado às fábricas tradicionais. Os produtos, máquinas e linhas de montagem terão comunicação entre si, com isso trabalharão em conjunto e se monitorarem independentemente do local em que estejam, pois trocaram informações uma com a outra de forma instantânea. Para que isso aconteça é preciso um alto nível de automação das fábricas (LINS, T.).
...