A Situação Do Ensino De Gramática Nas Escolas
Por: Stefanyjunia • 9/4/2023 • Resenha • 684 Palavras (3 Páginas) • 49 Visualizações
A situação do ensino de gramática nas escolas
“O estudo de Neves (1990), em pesquisa feita com 170 professores de ensino fundamental (5° à 8° séries) e ensino médio no estado de São Paulo.” –
Segundo Neves o resultado se deu através de pesquisas que foram feitas no estado de São Paulo, ele deixa bem claro que essa situação ocorre em todo país
Por mais que a pesquisa tenha sido realizada apenas no estado de São Paulo, ao analisarem essa mesma questão em outros estados poderá perceber que a situação realmente acontece em outros estados.
Foram levantadas algumas questões relacionadas ao ensino de gramática, em que os resultados não foram satisfatórios, por mais que a maioria dos professores ainda tem a consciência de que o ensino de gramática deve passar por algumas mudanças, não conseguem mudar de estratégia e continuar seguindo o mesmo padrão utilizado há muitos anos pelas escolas. E com essa situação os alunos apresentam muitas dificuldades em relação a sua aprendizagem, pelo fato de que os professores continuam adotando a gramática normativa, privilegiando o ensino prescritivo da língua e desconsiderando formas que propicia o ato comunicativo, e acaba envolvendo vários motivos para que o aluno não compreenda a gramática, fazendo com que o mesmo termine todo o seu processo escolar básico sem conseguir absorver o que foi ensinado . Nessa mesma pesquisa ele vai aborda sobre “Para que se ensina a gramatica”, onde 50% dos professores falam que é pelo bom desempenho (melhor expressão, comunicação) será se realmente so a gramatica vai ajudar com que o aluno consiga se comunicar e expressar melhor? 30% é sobre a questão normativa do padrão culto, 20% em relação a aquisição das estruturas da língua, e menos de 1% dos professores dão aula apenas para cumprir o programa.
Podemos perceber através dessas pesquisas que a desvalorização da gramática ocorre numa porcentagem maior do que a declarada.
“Para que se usa a gramática que é ensinada?”
“Neves registra que a maioria das indicações se liga ao melhor desempenho linguístico, registrado como “falar e escrever melhor” e ligado ao sucesso na vida prática.”
Não há dúvida de que se deve ensinar a gramatica normativa nas aulas de língua portuguesa, embora sabe-se perfeitamente que ela em si não ensina ninguém a falar, ler e escrever com precisão (Antunes,2007 p.53).
Portanto, para que o aluno saiba falar e escrever melhor, ele precisara de outras informações como leitura, interpretação, compreensão, conhecimento, para que possa ter um bom aproveito, portanto há alguns professores que defendem somente o uso da gramatica normativa, achando que se os alunos aprenderem somente as regras da gramatica , os alunos estariam aptos a produzirem bons textos e sucesso na vida prática, e não é bem assim e também muitas vezes a gramatica é usada para nada também.
No texto aborda sobre o ensino de gramatica (teoria) aparece como algo desligado, e há uma pergunta. “Porque a insistência nesse tipo de atividade em sala de aula? O professor só está preocupado que os alunos acertem atividades em sala de aula, mas como que os alunos vão aprender se não é ensino a teoria? Ele pode muitas vezes ate acertar, mas não pelo conhecimento que ele tem do conteúdo, mas sim através de respostar da internet dentre outros.
...