A Teoria Das Probabilidades
Ensaios: A Teoria Das Probabilidades. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jpc07 • 17/10/2013 • 278 Palavras (2 Páginas) • 1.633 Visualizações
A Teoria das Probabilidades.
O interesse do homem em estudar os fenômenos que envolviam determinadas possibilidades fez surgir a Probabilidade. Alguns indícios alegam que o surgimento da teoria das probabilidades teve início com os jogos de azar disseminados na Idade Média. Esse tipo de jogo é comumente praticado através de apostas, na ocasião também era utilizado no intuito de antecipar o futuro.
O desenvolvimento das teorias da probabilidade e os avanços dos cálculos probabilísticos devem ser atribuídos a vários matemáticos.
As probabilidades nasceram na Idade Média com os tradicionais jogos de azar que se faziam na Corte.
Apesar de Cardano, Pacioli e Tartaglia terem feito observações sobre este assunto, foi com Pascal que a teoria das probabilidades surgiu.
Foi através de um problema que De Mére colocou a Pascal acerca do jogo que ele se interessou por este tema. Em correspondência com Fermat, amigo de longa data, também ele matemático, onde expunha o seu raciocínio chegou a várias conclusões que ainda hoje são válidas.
Um desses teoremas pode-se ver a seguir.
Usualmente diz-se, que foi a correspondência entre os dois matemáticos que marcou o nascimento da teoria das probabilidades. Apesar de não terem publicado essas cartas elas vieram a público através de Huygens, matemático que deu o impulso definitivo ao Cálculo das Probabilidades.
A propósito do cálculo das probabilidades de Pascal, Laplace escreveu:
"A teoria das probabilidades, no fundo, não é mais do que bom senso traduzido em cálculo; permite calcular com exatidão aquilo que as pessoas inteligentes sentem por uma espécie de instinto... É notável como tal ciência, que começou com estudos sobre jogos de azar, tenha alcançado os mais altos níveis do conhecimento humano."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_probabilidades
...