A Tuberculose Fisiopatologia
Por: Linaanjos • 4/11/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 867 Palavras (4 Páginas) • 506 Visualizações
TUBERCULOSE[pic 1]
Contexto Histórico
- A tuberculose era conhecida como peste branca no século XIX, e teve como proporção a alta incidência de mortalidade em todo o mundo.
- Com o advento de novas tecnologias no campo da saúde na metade do século XX, houve acentuada redução da incidência e mortalidade relacionada a TB, observadas principalmente em países desenvolvidos, levando em conta as melhorias na qualidade de vida da população.
- Década 80 – recrudescimento global da tuberculose. Nos países de alta renda se deveu principalmente à emergência da infecção pelo HIV. E nos países de baixa renda devido a ampliação da miséria e do processo de urbanização descontrolado.
Definição
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que tem como porta de entrada as vias aérea superiores na maioria dos casos, afetando principalmente os pulmões, porem pode se manifestar em qualquer parte do corpo.
Agente etiológico
A tuberculose é causada por qualquer uma das sete espécies que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. canetti, M. microti, M. pinnipedi e M. caprae.
Em saúde pública a espécie mais conhecida é o M. Tubeculosis (conhecido também como Bacilo de Koch)
Trasmissão
O M. Tuberculosis é transmitido por vias aéreas (tosse, fala ou espirros da pessoa doente ou sem tratamento), que elimina os bacilos no ambiente a outra pessoa. A pessoa bacilífera é referente ao paciente com tuberculose pulmonar ou laríngea que tem baciloscopia positiva no escarro;[pic 2]
As gotícula exaladas (gotículas de Pflüger) por meio de um espirro por exemplo, tornam-se secas e transforman-se em partícula menores ( núcleos de Wells), podem manter-se em suspenção, no ar por muitas horas e são capazes de alcançar os alvéolos pulmonares, onde podem se multiplicar e dar início a chamada primo-infecção;
Exame da baciloscopia.
Diferença entre infecção latente e tuberculose doença:
Na infecção latente o agente causador da doença se encontra inativo por meio do granuloma constituído pelos macrófagos, ou seja é quando a pessoa está infectada com M. Tuberculosis, mas as bactérias não estão produzindo sintomas (usualmente devido à capacidade do sistema imunológico para suprimir o crescimento e a disseminação bacteriana). Já na fase ativa da tuberculose a doença está ativamente produzindo sintomas e pode ser transmitida para outras pessoas.
Fatores que contribuem para o adoecimento por tuberculose
Os fatores que contribuem para a disseminação da tuberculose podem ter como base:
- Infecção por HIV e outras doença que deprimam o sistema imunológico;
- Baixo estado sócio-econômico;
- Alcoolismo;
- Usuários de drogas;
- Falta de moradia ou moradia precária, com aglomeração;
Sintomas
A suspeita de tuberculose na maioria dos casos corre pela presença de sintomas e achados na radiografia simples de tórax. Os sintomas e sinais clássicos de tuberculose incluem:
- Perda de peso;
- Tosse;
- Cansaço;
- Suores a noite;
- Falta de apetite;
- Febre;
- Escarro sanguinolento.
Diagnósticos
Não raramente, a TB pode manifestar-se sob diferentes apresentações clínicas, relacionadas com o órgão acometido. Desta forma, outros sinais e sintomas, além da tosse prolongada, podem ocorrer e devem ser valorizados na investigação diagnóstica individualizada.
O diagnóstico definitivo de tuberculose ativa é feito pelo isolamento em cultura do M. Tuberculosis do escarro ou de uma amostra de biópsia
Tratamento
Atualmente os sistema de tratamento para tuberculose acontece externamente ao hospital. Os médicos prescrevem vários medicamentos especiais que devem ser tomados por 6-9 meses. O tratamento é demorado porque os bacilos da tuberculose crescem muito lentamente, e infelizmente, também morrem muito lentamente também.
Esquema básico para o tratamento de tuberculose
...