A Valorização da Mulher na Socidade
Por: cissa22 • 28/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.414 Palavras (6 Páginas) • 159 Visualizações
UFSB-CUNI ITABUNA
Universidade Federal Sul Bahia
Celia Fermnada da Hora Bahia
Deivid Almeida
Juliana Néri
Silvana Barra
Viviane Abade.
Valorização da Mulher na socidade.
Um olhar sobre a importância de Dona Amelia Amado para Itabuna.
Projeto de pesquisa de elaborado pelos Discentes Célia Fernanda,Deivid Almeida, Juliana Néri, Silvana Barra e Viviane Abade, apresentado ao Docente Martim Domecq, como avaliação do componente de Arte Curadoria.
Março/2017
Itabuna- Ba
UFSB-CUNI ITABUNA
Universidade Federal Sul Bahia
TEMA
Valorização da Mulher na socidade. Um olhar sobre a importância de Dona Amelia Amado para Itabuna.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Destacar a importância histórica e o empoderamento feminino no papel da sociedade contemporânea .
CONTEXTO/TERRITÓRIO
A ser realizado em escolas públicas no município de Itabuna sobretudo na semana conhecida como “Dia internacional da Mulher” dia marcado para lembrar da luta feminina por melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos. É importante estarmos cientes que apesar dos avanços obtidos nos últimos tempos ainda há muito o que se conquistar para que se crie uma sociedade mais justa e igualitária. Olhando a história de Amélia Amado uma mulher forte e sensível às necessidades encontradas na região, no seu tempo vivido, desenvolveu vários projetos que beneficiaram e ainda beneficiam muitos cidadãos itabunenses reafirmando a força e a importância feminina desta grande Dama da cultura.
JUSTIFICATIVA
O projeto tem como objetivo apoiar ações e iniciativas de reconhecimento e valorização das mulheres que desenvolveram ações relevantes em nossa região, com metodoligia participativa e dialógica trabalhando a memoria de forma viva e dinâmica e com o intuito de resgatar e valorizar o protagonismo dessas mulheres.
Em um primeiro momento elegemos Dona Amélia Amado que foi apontada por uma pesquisa de opinião realizada pelo Sócio Estatística no ano 2000, entre os 10 cidadãos mais importantes da História de Itabuna, dentre os que já morreram e permanecem vivos na memória do itabunense. E que seu nome precisa ser lembrado e mais vivido, a juventude precisa saber quem foi a grande dama da cultura de Itabuna, mostrando a esses jovens que através de um sonho ela consegiu realizar grandes ações aos que mais necessitam e que a sua historia está presente em todo movimento cultural estudantil dessa cidade.
PÚBLICO-ALVO
Alunos das escolas públicas no município de Itabuna.
EQUIPE DO PROJETO
Célia Fernanda, Deivid Almeida, Juliana Néri, Silvana Barra e Viviane Abade.
POR QUE FAZER
“A valorização da mulher deve ser encarada com algo fundamental no desenvolvimento de sociedade consciente”
È nessario no atual cenário da sociedade, criar um espaço para uma constante entre a juventude mostrando o desempenho dessas mulheres guerreira, ativas e que desenvolveram e desenvolve ações sócios culturais relevantes para a nossa sociedade.
Esse projeto pode ser compreendido como um dispositivo estratégico de resgate de memoria de inclusaõ sociocultural, de educação, e também possibilitando a ampliação da consciência da juventude através de experiência vicarias.
O projeto focado na valorização feminina é importante para mudar essa desigualdade e acabar com a visão ultrapassada que coloca a mulher como ser secundário e frágil que só serve para reproduzir e que necessita da figura masculina para prover o seu sustento e o da sua família. Aumentar o espaço nas relações e estruturas sociais, encontrar saídas para acabar com a realidade de violência sofrida por muitas mulheres. Buscar alternativas para que se discuta essa problemática tão presente na sociedade contemporânea, contando um pouco da História de Amélia Amado e sua importância para Itabuna.
...