A urbanização e seus efeitos na vivência de jogos e brincadeiras
Por: luis12358 • 7/6/2017 • Projeto de pesquisa • 278 Palavras (2 Páginas) • 7.176 Visualizações
Podemos dizer, de uma forma resumida, que a vida urbana nos tirou a terra, o mato, e nos obrigou a viver no asfalto, no cimento. A formação de áreas urbanas reduz muito as áreas de lazer das pessoas, tanto pelo espaço em si, reservado para construções, ruas, quanto pela valorização monetária dos terrenos, o que traz a tendência de haver cada vez mais edifícios mais altos, preferência para criação de áreas comerciais e residenciais com grandes concentrações de moradores. Quando você tem um lazer numa área dessas ele acaba sendo caro, como os shoppings, parques particulares.
Hoje as prefeituras tentam reservar áreas em forma de praças, de quadras poliesportivas, na tentativa de manter áreas de lazer, por pequenas que sejam. Não é fácil, a não ser nas periferias, encontrar uma rua mais tranquila onde se possa "bater uma pelada", e mesmo nos bairros mais distantes o trânsito tem ficado mais agitado, tornando perigoso ficar brincando na rua, além da violência social, assaltos e sequestros.
Além disso, as crianças são criadas brincando em asfalto, cimento, raramente encontram áreas verdes, então cada vez mais falta o contato com a natureza, o meio rural, as pessoas deixam de conhecer e desfrutar de muitos momentos felizes e saudáveis ao lado de uma vida mais natural. Com a expansão da informática, as crianças ficam cada vez mais dentro de casa, em frente a computadores, comendo coisas artificiais, refri e chips, e deixam de brincar ao ar livre, se tornando cada vez mais sedentárias, em muitos aspectos menos saudáveis e como consequência há também um aumento de obesidade.
Trabalho
De
Ed. Física
C.E.João de Abreu Júnior
Turma:3001
Prof: Cristóvao
Bibliografia;
...