A ÉTICA NAS COMPRAS
Por: Monalisa2205 • 7/4/2020 • Projeto de pesquisa • 429 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
ÉTICA NAS COMPRAS
O profissional de compras são pessoas responsáveis pelas negociações com os fornecedores da empresa. O comportamento ético é essencial dentro de qualquer empresa e ao negociar com os vendedores, cabe ao comprador apresentar uma conduta ética e transparente em suas relações com os fornecedores. A ética é a teoria ou ciência do dever, da obrigatoriedade, a qual rege a conduta moral dos homens em sociedade, levando este para o departamento de compras.
O assédio é um dos tipos de corrupção em que os profissionais de compras desonestos acabam aceitando suborno dos fornecedores em troca de uma compra ou serviço executado na empresa. O profissional tem que ter conduta ao realizar suas compras e não se esquecendo que as mesmas são realizadas para a empresa em que trabalha e não para si mesmo. E é desse modo que ele tem de agir ao analisar os orçamentos recebidos pelos fornecedores e representar a base ética de todo profissional de compras e é esta a conduta correta e esperada pelo setor de suprimentos.
Toda empresa deve procurar métodos para garantir a integridade de seus compradores e se prevenir contra o suborno no setor de suprimentos, um desses métodos é o código de ética claro e explicado; auditoria interna e externa; dependendo da “desconfiança” (índole) do profissional, deve-se fazer a rotação de compradores.
Pode-se constatar que, por parte das empresas, os profissionais envolvidos no processo de compras concordam com a importância da ética para o sucesso dos negócios. Mas, dentro do processo de negociação o departamento de compras está sujeito a receber propostas de suborno para favorecer os vendedores sem ética. A existência de um código de ética nas empresas servirá para efeitos de uma conduta correta dos funcionários e os mesmos serão informados das normas e padrões estabelecidos pelas empresas. Mas, não se esquecendo de que é preciso que seja colocado em prática e sempre que necessário o mesmo seja apresentado aos funcionários. Existem empresas que não possui um código definido, com normas e padrões a serem seguidos, mas, cabe ao comprador sempre consultar os superiores sobre alguma abordagem que achar estranha por parte dos fornecedores, e não se esquecendo do bom senso e a transparência que são fundamentais nas transações comerciais.
Por outro lado, os profissionais que sabem conduzir uma negociação de maneira ética e transparente, sem se submeterem a qualquer tipo de suborno, têm que ter o seu valor reconhecido tanto pela empresa como também pela sociedade e servindo de exemplo para outros profissionais para que eles possam ter consciência de que ser honesto é acima de tudo uma obrigação.
...