ANÁLISE DO NÍVEL DO CONDICIONAMENTO FÍSICO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE ALTAMIRA - PARÁ.
Pesquisas Acadêmicas: ANÁLISE DO NÍVEL DO CONDICIONAMENTO FÍSICO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE ALTAMIRA - PARÁ.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elienenunes • 16/3/2015 • 5.841 Palavras (24 Páginas) • 355 Visualizações
ANÁLISE DO NÍVEL DO CONDICIONAMENTO FÍSICO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE ALTAMIRA – PARÁ.
Rafael de Oliveira Flausino
Aluno Concluinte CDEF/UEPA
rafaelflausino.pa@gmail.com
Ricardo Pereira Vila Real
Aluno Concluinte CDEF/UEPA
gd-ricardo@hotmail.com
Silas Ramos Dias
Orientador do CDEF/UEPA
s_dias02@yahoo.com.br
RESUMO
O estudo teve como objetivo analisar o nível do condicionamento físico dos Guardas Municipais de Altamira – Pará. Participaram da pesquisa 20 (vinte) indivíduos de ambos os sexos com faixa etária de 31 a 43 anos, selecionados de forma aleatória, que trabalham no serviço de policiamento preventivo e ostensivo. Para coleta de dados foi aplicado o Questionário para Prontidão de Atividade Física (PAR-Q), associado aos fatores de risco e doenças, contendo 7 (sete) fechadas, além da verificação do IMC, peso e estatura, com intuito de obter o indicador de massa corporal total. Subsequente, foram aplicados Testes: de Aptidão Física (TAF), para avaliação da capacidade cardiorrespiratória, teste de força e resistência abdominal, teste de flexão de braço e teste de barra fixa, para avaliar a força e resistência muscular dos membros superiores, e teste de flexibilidade para estimar a amplitude de movimento das articulações. Para a análise dos dados estatísticos, utilizou-se o programa Microsoft Excel 2013. De acordo com os testes aplicados para ambos os sexos, os resultados apontam diferentes níveis de classificação. No grupo feminino, na maioria dos resultados, o desempenho final foi classificado com níveis insatisfatórios. Entretanto, o grupo masculino obteve diferenças significativas entre as variáveis de bom e regular, considerados satisfatórios em níveis de condicionamento físico.
PALAVRAS-CHAVE: Atividade Física. Condicionamento Físico. Guarda Municipal.
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios o homem pratica atividade física, devido suas necessidades diárias de sobrevivência. O indivíduo primitivo precisava se defender, fugir, nadar, lutar, correr, saltar e caçar, pois fazia parte do seu cotidiano. O ser humano estava sempre em movimento na busca constante de novos territórios que lhe oferecessem alimentos em abundância. Essa mudança constante tornava-os, bastante ativos e resistentes (NAHAS, 2013).
Segundo Nahas (2013) com o processo de industrialização, a urbanização e o avanço tecnológico promoveram o desenvolvimento de máquinas com o objetivo de facilitar a vida das pessoas, economizando tempo na execução dos trabalhos e contribuindo para que o indivíduo não precisasse fazer tanto esforço físico. Essas mudanças tornaram o ser humano menos ativo fisicamente, transformando-o sedentário, trazendo como consequência o aparecimento das doenças crônico degenerativas.
“Com a revolução do trabalho (mecanização e automação dos meios de produção), a urbanização acelerada e a prevalência de sedentarismo cresceu muito, sendo um marco no comportamento humano no século XX” (NAHAS, 2013, p.41).
Diante desse contexto, percebeu-se que o sedentarismo tornou-se um problema para o indivíduo, pois a inatividade traz consequências negativas no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades motoras.
É importante salientar que através de práticas de atividade física de forma estruturada é possível adquirir efeitos positivos para a obtenção do condicionamento físico (habilidades motoras, aptidão física, força, velocidade, agilidade, coordenação, resistência muscular, entre outras), e como consequência o benefício da qualidade de vida e bem estar físico, emocional, profissional, social, intelectual (GUISELINE, 2006).
De acordo com Guiseline (2006), a aquisição de um excelente condicionamento físico está associada a um indivíduo preparado fisicamente, como, por exemplo, a saúde e a capacidade de realizar as tarefas diárias no trabalho e nas horas de lazer.
Segundo o Manual do ACSM (2006 apud PRESIDENT’S COUNCIL ON PHYSICAL FITNESS AND SPOT, 2001) “aptidão física é capacidade de executar as tarefas diárias com vigor e agilidade sem fadiga excessiva e energia abundante para usufruir as atividades das horas de lazer e atender as emergências imprevistas”.
Portanto, o bom condicionamento físico reflete no indivíduo um efeito positivo nas capacidades consideradas importantes, para manter um estado dinâmico de energia e vitalidade, de modo que venha trabalhar com vigor e prazer sem fadiga, e ser resistente às situações emergenciais (NAHAS, 2013).
No meio militar os exercícios físicos, devem ser praticados periodicamente, não apenas nas Forças Armadas, mas também nos órgãos compõem o sistema de segurança pública.
Nessa perspectiva, os exercícios físicos para a função do agente de segurança pública são imprescindíveis, já que realizam um trabalho, que requer condições físicas indispensáveis, como: força, resistência, velocidade e agilidade, esses atributos tornam-se necessários, para coibir os crimes e manter a ordem pública. No entanto, a inatividade física, pode trazer consequências negativas ao indivíduo, como cansaço prematuro, postura inadequada, estresse e insegurança. Fatores esses, que podem conduzir os profissionais de segurança pública a erros no exercício de suas atividades, tais como: abuso de autoridade, uso desnecessário da força em suas detenções, entre outros atos que tem como implicações ações penais e administrativas.
O estudo em questão propõe-se em analisar a importância do condicionamento físico para as forças de segurança de cunho municipal, tendo com objeto de estudo a análise do nível de condicionamento físico dos Guardas Municipais de Altamira-Pa. Esta reflexão torna-se importante, pois o guarda melhor preparado fisicamente, tende a desempenhar sua função de modo satisfatório, atuando de forma positiva, com maior rendimento no trabalho e como consequência, o retorno de segurança para sociedade.
1 CONTEXTO HISTÓRICO: ORIGEM DA GUARDA MUNICIPAL
1.1 GUARDA MUNICIPAL NO BRASIL
Em 14 de junho de 1831, foi organizado em cada Distrito de Paz um Corpo de Guardas Municipais, sendo os mesmos divididos em esquadras. Neste mesmo momento
...