APROXIMÔNIOS ADMINISTRATIVOS CLÁSSICOS E NÃO CLASES
Projeto de pesquisa: APROXIMÔNIOS ADMINISTRATIVOS CLÁSSICOS E NÃO CLASES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicaabc • 4/5/2014 • Projeto de pesquisa • 9.009 Palavras (37 Páginas) • 184 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA – FIEL
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – ÊNFASE ELETRÔNICA
PROFESSOR PAULO AUGUSTO GRANDI
TEMA l - ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA E NEOCLÁSSICA
Este tema apresenta as idéias mais importantes das principais abordagens da Administração. Contaremos um pouco da História da Administração, discutindo as principais idéias e contribuições de cada Escola da Administração. Vamos co¬nhecer também alguns nomes dos teóricos que se destacaram em cada aborda¬gem.
Ao final deste estudo, você deverá ser capaz de:
• Compreender as principais abordagens da Administração.
• Identificar os principais teóricos responsáveis pelo desenvolvimento de cada uma das Escolas da Administração.
• Identificar as principais contribuições de cada abordagem para a evolução do pensamento administrativo.
•Conhecer algumas críticas recebidas pelas abordagens.
1.1 Abordagem Clássica
Os primeiros trabalhos no campo da Administração surgiram no início do sé¬culo XX. Nesse início, podemos destacar dois grandes nomes: o norte-americano Frederick Winslow Taylor (1856 -1915) e o europeu Henri Fayol (1841 - 1925). No decorrer deste tema, você perceberá que Taylor e Fayol partem de pontos de vista diferentes, mas seus trabalhos formam a base do que hoje chamamos de Escola Clássica.
Podemos atribuir a Taylor a chamada Escola de Administração Científica, cuja preocupação básica é o aumento da produtividade da empresa, por meio da efi¬ciência máxima dos operários. Taylor enfatizava a divisão do trabalho e a análise das tarefas de cada cargo. Ficou especialmente famoso pelo "estudo dos tempos e movimentos”, na sua obsessiva procura pela "única melhor maneira" de se fazer determinado trabalho, de que falaremos adiante.
Fayol, por sua vez, foi o responsável pela Teoria Clássica, cuja preocupação era aumentar a eficiência da empresa por meio da organização dos seus departamen¬tos e funções. Na comparação com Taylor, observa-se que Fayol deu ênfase à estru¬tura organizacional, enquanto Taylor se preocupou com o nível operacional.
Para melhor compreensão, será necessário, além de detalhar as característi¬cas da Administração Científica e da Teoria Clássica, ressaltar o contexto vivenciado por ambas.
Devemos lembrar que a Abordagem Clássica sofre as conseqüências da Re¬volução Industrial, que podemos resumir em alguns pontos bem gerais:
• o crescimento acelerado e desorganizado das empresas gerou complexi¬dade na administração e exigia técnicas científicas e eficazes;
• o panorama industrial retratava uma variedade acentuada entre as em¬presas, baixo rendimento do maquinário, desperdício, insatisfação entre os operários, concorrência intensa, tendências pouco definidas, entre outras mazelas.
• o surgimento da competição entre as empresas demandou eficiência e competência das organizações.
A partir do cenário apresentado, seguiremos com os detalhes da Administra¬ção Científica e, posteriormente, discutiremos a Teoria Clássica.
1.1.1 Administração Científica
O nome "Administração Científica" se deve ao esforço de se aplicarem méto¬dos científicos aos problemas da Administração. Taylor ficou conhecido por ter sido o primeiro a fazer isso de forma sistemática. Não é à toa, portanto, que é chamado de "o pai da Administração Científica"
Taylor era um engenheiro mecânico americano que iniciou seus trabalhos no chão de fábrica. Nessa época, era comum o pagamento por peça ou tarefa. Nesse esquema, os patrões tentavam ganhar o máximo no preço das tarefas e os operá¬rios, por seu turno, tentavam reduzir o ritmo de produção para evitar sobrecarga de trabalho.
Após os primeiros estudos,Taylor publicou, em 1903 o livro Shop Management ("Administração de Oficinas") em que expunha as seguintes idéias:
• Uma boa administração deve pagar salários altos e ter baixos custos de produção.
• A administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle.
• Os empregados devem ser colocados, cientificamente, em postos dotados de materiais e condições adequados para o cumprimento de normas.
• Os empregados têm de ser, cientificamente, treinados para aperfeiçoar aptidões e executar tarefas que lhes permitam os mais elevados níveis de produção.
• A atmosfera de cooperação entre a administração e os trabalhadores é vital para os princípios mencionados.
Como já dissemos, a primeira preocupação de Taylor era o nível operacional, por isso começou seus estudos pelo trabalho do operário, seguindo um caminho de baixo para cima e das partes para o todo. Iniciou suas pesquisas junto aos operários no nível de execução,analisando as tarefas de cada um e decompondo seus movimentos e processos de trabalho.
Aos poucos,ele aperfeiçoava esses movimentos, com as técnicas de racionali¬zação do trabalho do operário.Taylor e tudo o que ficou conhecido como "Admi¬nistração Científica" procurava a todo custo eliminar o desperdício e aumentar a produtividade das empresas por meio da maximização da eficiência dos operá¬rios. Para atingir essa maximização,Taylor desenvolveu uma minuciosa análise do trabalho realizado pelos operários, que ficou conhecida, como já mencionamos, como "estudo dos tempos e movimentos" que permitiu a racionalização dos mé¬todos de trabalho do operário e a fixação de tempos padrões para a execução de cada tarefa. Em sua primeira obra, Shop Management,Taylor estabelece também que toda a operação fabril pode e deve ser um processo padronizado e plane¬jado de modo a eliminar todo e qualquer desperdício de esforço humano e de tem¬po.
Pouco tempo depois, em 1911, Taylor lançou seu livro Princípios da Administração Científica.
...