ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DOS PROCESSOS
Por: Jonas Gadelha • 22/10/2019 • Resenha • 466 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CAMPUS V – MINISTRO ALCIDES CARNEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO BACHARELADO EM ARQUIVOLOGIA
DISCIPLINA: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DOS PROCESSOS
INFORMACIONAIS
PROFª SUERDE MIRANDA DE OLIVEIRA BRITO
EQUIPE: CLAUDIO DE LIMA
JONAS RUFINO
JOAQUIM PEREIRA
VANESSA DOS SANTOS AZEVEDO
O Jeitinho Brasileiro possui duas faces: a positiva e negativa. A positiva está ligada ao jeito leve de ser junto com bom humor, criatividade e cordialidade, está conectado também com o modo de enfrentar as adversidades encontradas ao longo da vida, as desigualdades sociais e as complexidades dos serviços públicos e das legislações pertinentes e burocráticas. Segundo o psicólogo André Rabelo, “o jeitinho brasileiro pode ser entendido como um tipo de ação visando obter benefício próprio ou a resolução de um problema prático, fazendo uso da criatividade, cordialidade, engano e outros processos sociais”. A face negativa é encontrada quando esse jeitinho passa a prejudicar alguém ou um grupo social, quando envolve sentimento pessoal nas relações a fim de criar regras particulares que favorecem a si próprio ou parentes e amigos, flexibilizando ou quebrando regras são para todos, ou seja, a pessoalização acima do dever.
Um dos exemplos práticos do jeitinho aplicado no cotidiano é o costume brasileiro no qual cada cidadão interpreta as leis da maneira que julgar necessário, como ocorre em grande frequência nas leis de trânsito, cada motorista faz o que quer, simplesmente por achar que seu pensamento está correto, ignorando o que está escrito no Código de Trânsito Brasileiro.
O maior exemplo de jeitinho brasileiro é a corrupção existente no País, que vai de uma pequena fraude até a corrupção mais graúda, no programa Encontro com Fátima Bernardes, Roberto DaMatta aborda que a “Corrupção é o pior tipo de Jeitinho possível”.
A diferença de aplicação da punição para o infrator dependendo do seu poder aquisitivo, e talvez a forma mais conhecida de jeitinho, porém essa prática está enraizada na nossa sociedade em todos os níveis e classes, a ideia de “tirar vantagens” de alguma situação ou de alguém e vista por muitos como uma coisa para se gabar e não de se envergonhar.
REFERÊNCIAS
BARROSO, Luís Roberto. Ética e jeitinho brasileiro. Disponível em:
Https://oglobo.globo.com/rio/artigo-etica-jeitinho-brasileiro-21784078.
Acesso em 10 setembro 2019.
JOSÉ, Jair. A cultura do Jeitinho Brasileiro. Disponível em:
Https://administradores.com.br/artigos/a-cultura-do-jeitinho-brasileiro. Acesso em 10 setembro 2019.
DAMATTA, Roberto. Corrupção é o pior tipo de jeitinho possível. Disponível em:
Https://globoplay.globo.com/v/2508516/. Acesso em 10 setembro 2019.
MOTTA, Fernando C. Prestes; ALCADIPANI, Rafael. Jeitinho brasileiro, controle social e competição. Revista de Administração de Empresas, v. 39, n. 1, p. 6-12, 1999.
...