ATPS Gestão do Desempenho - RH4
Por: barbaranas • 6/12/2015 • Trabalho acadêmico • 2.676 Palavras (11 Páginas) • 239 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.
[pic 1]
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
4º Semestre
ATPS – GESTÃO DO DESEMPENHO - 1ª e 2ª ETAPAS
Indaiatuba
2015
ATPS – GESTÃO DO DESEMPENHO - 1ª e 2ª ETAPAS
Trabalho para composição
parcial da média do 3º bimestre para a
disciplina de GESTÃO DO DESEMPENHO, sob
a orientação da Profª.Jucimara.
Indaiatuba
2015
SUMÁRIO
1. RESENHA CRITICA INDIVIDUAL
1.1 Bárbara Cusin do Nascimento – R.A: 8619264765
1.2 Elaine Cristina Vital – R.A: 8208949558
1.3 Leila Pereira dos Santos – R.A: 8205978713
1.4 Letícia Aleixo de Oliveira – R.A: 2983562928
1.4.1 Artigo: Gestão do Desempenho com Base em Competências. Disponível em https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDQk9TcnhDRFdPUDA >. Acesso em: 19/09/2015
1.5 Talita Soares Damasceno – R.A: 8207972925
1.5.1 Artigo: Gestão do Desempenho com Base em Competências. Disponível em https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDQk9TcnhDRFdPUDA >. Acesso em: 21/09/2015
2. EMPRESA ESTUDO DE CASO
2.1 Cargos por competência
2.2 Desempenho
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo compreender os indicadores de desempenho empresarial que são importantes no contexto do mercado atual e a capacidade das organizações de atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas. Será exposta a opinião de cada integrante sobre artigos que tratam a Gestão por Competência, bem como o sistema de competências e banco de talentos da empresa John Deere.
- RESENHA CRITICA INDIVIDUAL
- Bárbara Cusin do Nascimento – R.A: 8619264765
- Artigo: BISPO, Patrícia, Gestão por Competências na Pratica. Disponível em https://drive.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDLVlnOUlWNG9CR3c/view?pli=1> Acesso em 01/10/2015
Quando uma organização decide por um programa de Gestão por Competências, esta adquire benefícios como: aumento na produtividade, participação e motivação, comprometimento, fortalecimento nas equipes e gerencia, foco em resultados, aumento de competitividade e diferencial de mercado. Porém muitas empresas acreditam que não vale a pena investir neste tipo de gestão ou que sua empresa não se enquadra neste formato.
Está gestão, quando aplicada, leva a excelência na gestão de pessoas, acompanhando as necessidades e o desempenho de cada colaborador. Identificam-se as competências que já existem e diagnostica as que faltam, a partir disto é possível desenvolver e capacitar os colaboradores, identificação e retenção de talentos.
- Elaine Cristina Vital – R.A: 8208949558
- Artigo: Gestão do Desempenho com Base em Competencias. Disponivel em https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDQk9TcnhDRFdPUDA >. Acesso em: 27/09/2015
Esta Gestão de Desempenho com base em Competência tem como objetivo de apresentar a proposta desenvolvida para implantação, de um sistema de gestão para o desenvolvimento humano com base em modelo de competências.
Esses fatores contribuem de maneira bem significativa para a construção de uma organização competitiva.
Com base em seus objetivos estratégicos e competências, são essenciais nas organizações que devem desenvolver, para fazer o direcionamento da competitividade e junto as competências organizacionais. Podemos destacar dentre eles 03 objetivos: objetivos estratégicos, operacionais, individuais.
Competências Organizacionais: Segundo a Executive, o modelo de gestão de competências desenvolvido se baseia na adaptação do modelo de “visão da empresa baseada em recursos”, do modelo de posicionamento estratégico desenvolvido por Michael Porter e do modelo de gestão do desempenho estratégico (BSC) desenvolvido por Kaplan e Norton.
As hierarquias das competências:
Competências Essenciais: Competências e atividades mais elevadas, no nível corporativo, que são chave para a sobrevivência da empresa e centrais para sua estratégia. (ver Hamel e Prahalad)
Competências distintivas: Competências e atividades que os clientes reconhecem como diferenciadoras de seus concorrentes e que provêm vantagens competitivas.
Competências técnicas: Competências e atividades-chave, esperadas de cada unidade de negócios da empresa.
Competências de suporte: Atividade que é valiosa para apoiar um leque de competência.
A metodologia do ponto de partida, pressupõe a gestão de desempenho com base em competências e no mapeamento, e nas responsabilidades das funções da organização.
...