ATPS Instrumentação e fundamentos de medidas
Por: luis.felipe • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.961 Palavras (8 Páginas) • 163 Visualizações
Faculdade Anahanguera FACNET
ATPS
Instrumentação Eletrônica
Edmar Dias da Silva RA;1108347129
Luis Felipe Rebelo da Silva RA;2561459072
Marcio Miguel RA:1104273088
Weeber de Oliveira Medeiros RA;1116310994
Serie;8°B
Brasília
2014
Etapa 1
Passo 1
Um instrumento pode ser analógico continua ou descontinua. Existem também as características das variáveis a variável térmica ,variação de radiação, variáveis de força, taxa de variáveis, variáveis de quantidade, variáveis de propriedade físicas, variáveis de composição química e variáveis elétricas.
Olho são sensores naturais de visão constituídos por estruturas complexas, o controle angula de luminosidade adaptar a vários ambientes, Tímpanos são sonoro, uso de equilíbrio,Pelecútio ~são sensor tátil ,sentis e temperatura, Olfato são sensor especializado em ondules e língua receptores de gestativos.
Passo 2
Os sistemas de medição podem ser empregados separadamente ou integrados a um processo de controle de algum sistema.A incerteza do resultado de uma medição reflete a falta de conhecimento associado ao valor da grandeza a ser medida.
A teoria de erros tem como objetivo determinar o melhor valor possível para a grandeza, e quanto esse podem ser diferentes do valor verdadeiro. O melhor valor possível também é chamado de melhor estimativa ou valor experimental do mensurando.
A grandeza a medir (GM) pode ser a temperatura, força, umidade, intensidade luminosa, ph, comprimento, etc.. A operação de medição é realizada, genericamente, por um sistema de medição (SM).
Obtém-se da operação instrumentada a chamada leitura (L) que é caracterizado por um número (lido pelo operador) acompanhado da unidade da leitura.Usualmente a expressão estatística descritiva é empregada para se referir à ordenação, exposição e sumarização de registros quantitativos relativos aos atributos do fenômeno em estudo.
Passo 3
1
Do ponto de vista técnico, a medição é empregada para monitorar, controlar ou investigar um processo ou fenômeno físico. Estudos teóricos e resultados experimentais são complementares e não antagônicos.
2.
Para se garantir um padrão na medição, que pode ser mantido e reconhecido internacionalmente.
3.
Um SM de comprimento que funciona por princípios optoeletrônicos. A peça a medir é iluminada por um feixe de luz colimada e uniforme. A sombra do comprimento a medir é projetada sobre o fotodetetor, que gera um sinal elétrico proporcional à quantidade de energia recebida, que é proporcional à área iluminada.
4.
A incerteza da medição (IM), exprime a faixa de dúvida ainda presente no resultado, provocada pelos erros presentes no SM e/ou variações do mensurando”, e deve sempre ser acompanhado da unidade do mensurando.
O sistema de medição, operador, procedimento de medição, condições ambientais, mesurando o resultado da medição e os princípios.
5.
Em termos genéricos, um SM pode ser dividido em três módulos funcionais: o sensor/transdutor, a unidade de tratamento do sinal (UTS) e o dispositivo mostrador. Cada módulo pode constituir uma unidade independente ou pode estar fisicamente integrada ao SM.
6.
a)( Verdadeiro)
b)(verdadeiro)
c)Z(verdadeiro)
d)(verdadeiro)
e)(verdadeiro)
7.
No caso acima foi informado o erro Maximo do SM, não sendo necessário incorporar ao RM o incremento digital da balança, basta passar o IM para Kg, usando 2 algarismos significativos, ficando assim: RM=(0,11 ± 0,05) Kg (kg).
8.
Basta dividir 6,000 MPa por 12,00 V. Sens. = 6,000/12,00 = 0,5 MPa/V (1,00 V correspondem a 0,500 MPa).È o contralio;sensibilidade é o Quociente da resposta pelo:12v/6MPa
9.
O parâmetro é apresentado como um percentual de um valor de referência, ou valor fiducial.
10.
(a) Resolução: 0,1% do VFE
Erro máximo: 0,4% do VFE
Erro de histerese: ± 0,25% do VFE
(b) Resolução: 0,1% DE 50N.m=5.m
Erro máximo: 0,4% de 50N.m=
Erro de histerese: ± 0,25%
11.
A)É menor variação detecta pelo sm,sensibilidade é a relação entre respostas analisadas no estimulo.
B)A sensibilidade expressa a relação entre as resposta e no estimulo e no erro máximo é obtido via tendência e receptividade.
C)Que na expressam a faixa de expressam do resultado de medição nas respectivamente, sem compensar os efeitos do sistemáticos e com compensação do efeito aleatóriosquando é usado repetitivamente sozinho.
D)Expressam erros de medição aleatórios e sistemáticos respectivamente.
E) C = -Td
12.
a)Tendência (Td), e como sendo a estimativa do erro sistemático, obtida a partir de um número finito de medições.
b) A repetitividade de um instrumento de medição expressa uma faixa simétrica de valores dentro da qual, com uma probabilidade estatisticamente definida, se situa o erro aleatório da indicação.
13
Variação das dimensões de um eixo devido ao atrito do SM com o mensurando ou devido a força de medição que podem provocar deformações no mensurando.
...