ATPSETAPA3 ADMIN
Exames: ATPSETAPA3 ADMIN. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elisua • 24/4/2013 • 259 Palavras (2 Páginas) • 559 Visualizações
No sentido contábil, Inventário é o processo de verificação na empresa de Mercadorias, Materiais, Produtos ou outros bens como do Imobilizado.
O termo Inventário é usado para designar o estoque disponível para a venda no curso normal da empresa, bem como os artigos que serão utilizados na produção de mercadorias a serem vendidas. A venda da mercadoria acima do custo é a principal fonte de renda da empresa comercial ou fabril.
O inventário constitui peça fundamental no levantamento do balanço, compreendendo a conferência física das existências e sua avaliação em moeda, constituindo peça importante do Balanço, pois que, como sempre se dizia, "do bom inventário depende o bom balanço".
Inventário Periódico VS Inventário Permanente
A característica do inventario periódico é a de que a empresa toma conhecimento do volume de seus estoques (para fins contábeis) de tempos em tempos, ou seja, no final de cada período (mês, semestre ou ano).
No inventario permanente, a cada venda efetuada a empresa controla cada item do estoque que for negociado. Isso permite que se conheça após cada operação de compra ou venda o nível de seus estoques.
A utilização do inventário permanente implica o uso de controles adicionais, como fichas de controle de estoque que são preenchidas manualmente ou um sistema de processamento eletrônico, que permitam acompanhar as flutuações de cada tipo de mercadoria negociada. Já no inventário periódico, o uso dos controles mencionados anteriormente é dispensável a nível de Contabilidade.
A adoção de uma ou de outra forma de controle de estoques deve levar em conta a profundidade e a periodicidade de informações desejadas pela empresa.
...