Administrativo 1 E 2
Trabalho Universitário: Administrativo 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayaramaykon • 19/2/2015 • 836 Palavras (4 Páginas) • 759 Visualizações
Caso 1. (OAB) Processual Civil. Recurso ordinário. Mandado de segurança. Descentralização do ensino. Escolas estaduais. Municipalização. Inércia do Executivo. Impetração de segurança.Legitimidade ativa da Câmara Municipal. Precedentes.
1. (...). Afetados os direitos do Município e inerte o Poder Executivo, no caso concreto (municipalização de escolas estaduais), influindo os denominados direitos-função (impondo deveres), não há negar a manifestação de direito subjetivo público, legitimando-se a Câmara Municipal para impetrar mandado de segurança. 2. Recurso ordinário conhecido e provido.? (STJ, RMS 12.068/MG, 17/09/2002).
Considerando a ementa acima, responda:
a) Qual a teoria adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro a respeito dos órgãos públicos? À luz dessa teoria, como se explica a manifestação de vontade do Estado (pessoa jurídica) através de seus agentes (pessoas físicas)? Segundo Meirelles (2012, pág. 68/69), A teoria adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro é a Teoria do Órgão, que são unidades de ação com atribuições específicas na organização estatal. Cada órgão, como centro de competência governamental ou administrativa, tem necessariamente funções, cargos e agentes, mas é destintos desses elementos, que podem ser modificados, substituídos ou retirados sem supressão da unidade orgânica.
b) Sabendo que a Câmara Municipal é um órgão público, é possível que se lhe reconheça capacidade processual, como na decisão supracitada? Justifique, do ponto de vista da personalidade jurídica dos órgãos públicos e da jurisprudência. Conforme ensina Meirelles (2012, pág. 69), Os órgãos integram a estrutura do Estado e das demais pessoas jurídicas como partes desses corpos vivos, dotados de vontade e capazes de exercer direitos e contrair obrigações para a consecução de seus fins institucionais. Por isso mesmo, os órgãos não tem personalidade jurídica nem vontade própria, que são atributos do corpo e não das partes, mas na área de suas atribuições e nos limites de sua competência funcional expressam a vontade da entidade a que pertencem e a vinculam por seus atos, manifestados através de seus agentes (pessoas físicas).
Questão Objetiva
(OAB/FGV) Marque a alternativa correta:
(A) na desconcentração, o Estado delega atividade a outra entidade, quer da administração direta, quer da administração indireta.
(B) na descentralização, há uma distribuição interna de competência na administração direta.
(C) na descentralização, o Estado delega a atividade a outra entidade.
(D) na descentralização, o Estado delega a atividade tão somente a outra entidade da administração direta.
Semana 2
Caso Concreto. (OAB) COMÉRCIO e IMPORTADORA XYZ, que trabalha com produtos comestíveis importados, apesar de ter pago todos os impostos devidos, não obteve a liberação de sua mercadoria pelo Delegado da Receita Federal, em virtude de greve levada a efeito pelos fiscais daquele órgão. Preocupado com o perecimento dos produtos e, com o consequente prejuízo iminente, posto que não poderia aguardar o término da greve, diante da natureza das mercadorias, a empresa recorreu ao judiciário. Responda fundamentadamente.
1- A alegação de greve e consequente impossibilidade de prestar o serviço embasa legalmente a omissão do Delegado? A jurisprudência já firmou entendimento de que em respeito ao princípio da continuidade do serviço publico. a greve dos servidores públicos não pode penalizar o administrador.
"Ao apreciar a questão
...